Artigos

Ainda dá tempo para planejar 2019?

21 de dezembro de 2018 / Por

Para os mais organizados, 2019 já começou. Mas, se você é daqueles que honram o senso-brasileiro-de-última-hora, saiba que ainda dá tempo de planejar 2019 e garantir que seus objetivos sejam atingidos. Como? Com a ajuda do Planejamento Estratégico!  

Primeiro e antes de tudo, saiba que é preciso ter disciplina, organização e começar já a mudar seus hábitos de planejamento. As coisas podem parecer um pouco nebulosas no início, mas, aos poucos, você verá que planejar 2019 não será tão complicado assim. Ainda dá tempo, e com este texto vamos ajudá-lo a fazer o seu Planejamento Estratégico acontecer!

Planejar 2019: no que você deve ficar de olho?

1 – Análise estratégica ou “o que aprendemos com o ano que passou”?

O fechamento do ano que passou representa, além de um  recomeço, a hora de colocar na balança o resultado de nossas ações. O que aprendemos com o ano que passou? Quais ideias deram certo e valeram a pena? Quais precisam ser repensadas?

Esse processo chama-se análise estratégica e pode ser melhorado com a ajuda da matriz SWOT. Ela funciona como um diagnóstico da sua empresa e pode ajudar bastante na hora de entender como foi o seu ano, corporativamente falando.

A matriz SWOT tem esse nome pois mede as forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses) – os dois fatores internos, que podem ser controlados – e as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) – fatores externos, que não temos controle sobre. Juntando todas as iniciais, temos SWOT.  Com uma lista de prós e contras, considerando esses dois ambientes, fica muito mais fácil traçar o caminho para o futuro.

Retomando os rumos do negócio: planejando 2019 de acordo com a filosofia da empresa

2 – Questione-se e defina (ou retome) a filosofia da empresa

Descartes, Kant e Schopenhauer? Não, exatamente. Contudo, aqui no Scopi, aconselhamos você tenha uma relação mais próxima com o pensamento filosófico. Nesse caso, o que queremos dizer por filosofia é: quais são os valores, missão e visão da sua empresa? Você já tem essas informações? O trabalho realizado no ano que passou reflete a sua filosofia? É a hora de avaliar!

Faça o exercício do questionamento: o que há de valores essenciais no seu negócio? Criatividade? Colaboração? Qual é a missão? Você pretende fazer diferença no mundo através da sua empresa? Como? Uma vez definidos esses tópicos, fica bem mais claro planejar seu 2019.

Não, não estamos dizendo que você não pode mudar suas diretrizes. Só queremos que você entenda o quão importante é ter uma filosofia clara. Com valores, missão e visão esclarecidos, definir objetivos não se torna um desafio quase impossível de ser alcançado e você não se vê correndo atrás de metas inalcançáveis – que pouco ou nada têm relação com a sua empresa.

Para planejar 2019, você deve olhar com muita atenção para 2018

3 – Mirando nos seus objetivos estratégicos

É, a hora chegou! A tão esperada hora de renovar o ciclo e montar seu mapa estratégico para 2019! Ou seja: organizar o conjunto dos seus objetivos. Para deixar tudo mais claro possível, sugerimos que você crie um mapa estratégico.  

Mas como montar um mapa sem indicadores? Afinal, eles são essenciais na hora pensar no seu planejamento para 2019. É por meio deles que mensuramos a realidade da empresa. Faturamento, rotatividade e satisfação dos clientes são alguns dos indicadores que valem a pena ficar de olho no próximo ano.

Você também deve conhecer esses indicadores por KPIs – ou Key Performance Indicators. E é basicamente pela leitura deles que você mede o quanto sua empresa está progredindo – ou não (mas esperamos que sim!). Ou seja: é por meio dos KPIs que conseguimos montar um mapa estratégico e temos material para montar uma matriz SWOT eficiente. Sem os KPIs, planejamos 2019 tateando no escuro.

Planos de ação: você está pronto para traçá-los?

4 – Antes de agir, trace planos de ação

Chegamos no último passo que vai ajudar você a planejar 2019. Depois de todo esse estudo, está na hora de você colocar as ideias em prática. Como você vai alcançar as mudanças que identificou? Investindo numa cultura de feedback? Implantando um software de gestão estratégica? Implantar ações sócio-ambientais?

Não basta apenas definir metas e ficar esperando que elas caiam do céu. É necessário que você planeje as ações que serão executadas para que as metas deixem de ser apenas metas e se tornem resultado.

Ou seja, quando falamos de planos de ação, queremos nos referir sobre o desenvolvimento de projetos com ações e formas de medir e acompanhar essas ações. Com colaboradores responsáveis por cada uma, datas de execução e entrega e, acima de tudo, um bom método de acompanhamento.  

O que falta para você planejar 2019?

Não esqueça: não há momento melhor do que esse para revisar seu planejamento – não apenas mirar em novas metas, mas também para prever problemas e desafios. Podemos dizer que 2019 nos aguarda com muitas mudanças – afinal, acabamos de sair de um ano com muitas definições – então o cuidado com as análises e estratégias devem ser redobrados. Pronto para começar o ano com o planejamento estratégico sendo colocado em prática?

Quer ler mais dicas sobre Planejamento para 2019 e começar o ano com tudo?

Que tal começar por estes conteúdos?

Bônus! Baixe nosso Modelo de Planejamento Estratégico 2019: O guia para fazer seus planos acontecerem!

Mas o melhor mesmo é ficar atento ao nosso blog e não perder nada! Acredite: você vai estar dominando o mundo do planejamento estratégico rapidinho.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.