Artigos

7 mudanças de comportamento para aumentar a produtividade no trabalho

29 de julho de 2019 / Por

homem sendo produtivo no trabalho

Quando falamos em produtividade no trabalho, no que você pensa? Provavelmente, imagina algo como todas as tarefas do dia cumpridas, reuniões feitas, entregas realizadas no prazo, clientes satisfeitos e resultados positivos para você e à empresa! 

De fato, se levamos nosso trabalho a sério e queremos nos destacar, precisamos ser produtivos. Acontece que, muitas vezes, esta é uma tarefa bastante desafiadora. Especialmente quando falta planejamento e sobra desorganização. 

Mas, calma! Vamos dar um jeito nisso já, já. Neste artigo, você lerá sobre:

  • O que é produtividade no trabalho;
  • Como aumentar a produtividade no trabalho;
  • Pequenas mudanças que podem aumentar a produtividade e trazer resultados melhores. 

O que é produtividade no trabalho?

Há dias em que as coisas simplesmente não fluem, certo? Esses dias improdutivos se tornam, muitas vezes, um grande atraso de vida. Demandas acumulam, prazos se apertam, a pressão aumenta e nem sempre conseguimos realizar entregas com a qualidade desejada. É para evitar situações assim que tantos buscam técnicas para aumentar a produtividade no trabalho.

Mas a primeira coisa a saber quando falamos sobre o tema é que produtividade não é só fazer mais em menos tempo. Produtividade é fazer mais, em menos tempo, com menos recursos.

Ou seja, o segredo está no equilíbrio de todos os pratos, sem deixar nenhum deles cair. No entanto, na vida real, sempre tem um prato que quase cai. E isso acontece porque alguns pratos são mais valiosos que outros.

Dessa forma, toda a cena representa o posicionamento e a proposta de valor da empresa. Os pratos são os objetivos estratégicos. Logo, sempre existe um que é prioritário. Com isso em mente, a pergunta que você precisa fazer antes de querer aumentar a produtividade de qualquer jeito é se perguntar: qual é o foco do meu negócio?

mulher costurando vestido

Em alguns casos, a empresa preza por quantidade sobre qualidade. Pense, por exemplo, nas redes de fast food, fast fashion e todos os modelos de negócio que entregam praticidade, mas não necessariamente qualidade. 

Em outros, a empresa prefere diminuir o ritmo, mas fazer entregas impecáveis. É o caso de quem trabalha com alimentos e bebidas artesanais, alta costura e acessórios feitos à mão.

Enfim, percebe como o significado de produtividade muda dependendo do cenário? Antes de criar um passo a passo e repassar a todos os colaboradores com uma lista de boas práticas, conheça sua organização e o perfil do seu público.

Afinal, quando falamos sobre a capacidade produtiva das pessoas, precisamos lembrar que quantidade nem sempre é qualidade. Mas, em alguns casos, pode ser. É preciso definir um ponto de equilíbrio de acordo com a sua balança. Só assim será possível saber se o nível de produtividade da sua equipe está de acordo com as expectativas dos clientes e o planejamento estratégico da empresa.

Como aumentar a produtividade no trabalho

Sem dúvida a capacidade de produzir mais em menos tempo e com mais inteligência está diretamente relacionada com o autoconhecimento emocional. Porque o seu nível de produtividade não só é afetado por questões profissionais, como também pode variar de acordo com fatores da sua vida pessoal.

Mas para evitar que problemas como estresse, atitudes negativas, cansaço, desorganização e falta de visão atrapalhem a sua rotina, é preciso mudar algumas atitudes.

Então aqui estão sete hábitos que vão ajudá-lo a aumentar a produtividade no trabalho:

1. Planeje seu dia

Antes de mais nada, planeje seu dia ao invés de optar por fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem terminar nenhuma delas. O primeiro passo para aumentar sua produtividade no trabalho é saber o que precisa ser feito naquele dia. Faça uma lista de tarefas.

Assim, se achar necessário, tenha uma previsão do próximo mês, semana ou quinzena. Um guia completo de planejamento estratégico pode auxiliá-lo. 

2. Entenda o grau de importância das atividades

Priorizar tarefas significa fazer primeiro não a mais simples, nem a mais divertida. Trata-se de pegar a mais complicada e riscá-la da lista logo cedo! É importante entender o grau de importância das atividades que você precisa finalizar.

Ou seja, sistematizar seu fluxo de trabalho e saber diferenciar o que é urgente, importante ou circunstancial é uma medida crucial para focar no que realmente importa naquele momento.

mulher planejando sua semana

3. Antes feito do que perfeito

Aliás, já ouviu o ditado que diz que “feito é melhor que perfeito”? A busca pela perfeição pode fazer com que você nunca consiga terminar uma atividade. Entrando em um ciclo sem fim de auto-exigências e auto-cobranças. Saiba encontrar o equilíbrio. Perceba quais momentos exigem mais agilidade e faça o que é preciso! 

4. Saiba dizer não

Às vezes, não há como dar conta de tudo. Por isso, saiba dizer não, quando necessário, para  assumir novas demandas. As interrupções são grandes vilãs de uma rotina mais produtiva. Bloqueie a agenda, se for preciso. Desligue o chat, feche abas, silencie o smartphone… 

5. Respeite seu corpo

O estado mental tem ligação direta com o nível de produtividade no trabalho. Seu estado físico, contudo, também desempenha um papel importante.

  • Durma bem;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Alimente-se com qualidade;
  • Diminua o café, beba mais água;
  • Não faça as refeições em frente ao computador ou com seu celular nas mãos.

Escute e respeite seu corpo, seu tempo e suas necessidades físicas

6. Estabeleça pausas

Faça pausas ao longo do dia para aumentar sua produtividade no trabalho. Pode ser um conselho contraditório, mas acredite, não é. Ser produtivo não é sinônimo de trabalhar sem parar, fazer as refeições com pressa ou assumir jornadas longas.

Exageros certamente causarão uma exaustão mental. Podendo até mesmo vir carregada com doses de estresse e ansiedade. A cada uma hora de trabalho, desconecte-se por 10, 15 minutos. Dê uma volta, coma uma fruta, fale com alguém, feche os olhos. 

7. Defina seus indicadores de sucesso

Tenha indicadores de sucesso que comprovem que a estratégia está dando certo. É claro que esses KPIs precisam estar relacionados com a sua realidade. Sobretudo, sem parecer inatingíveis ou sem sentido.

Em resumo, lembra da história dos pratos? Faça suas escolhas, analise qual é o prato que precisa continuar girando mais do que qualquer outro. 
São pequenos passos, atitudes simples que podem realmente transformar a sua rotina. Além de aumentar a produtividade no trabalho e trazer melhores resultados para você, para a empresa e para os clientes!