Controle do planejamento estratégico na prática

Um dos grandes problemas do planejamento é a execução e o controle do planejamento estratégico. Para que os projetos se efetivem e os objetivos sejam alcançados com sucesso não basta apenas planejar. É preciso monitorar e controlar o processo de execução.

Dicas para o gestor

No método de gestão PDCA (planejar, desenvolver, controlar e ajustar), o controle do planejamento estratégico é um ponto chave que, muitas vezes, é deixado de lado. Sem um bom controle, que implica em analisar indicadores e processos, é provável que o objetivo final não seja alcançado ou, na melhor das hipóteses, haja entregas sem a devida qualidade, comprometendo a melhoria contínua.

A periodicidade dos controles depende do modelo de gestão da empresa. Normalmente são feitas reuniões de avaliação semanais e mensais, coordenadas pelo gestor. Aqui vai uma observação: estão atrasados aqueles que acham que plano se revisa uma vez por ano. Na cultura do planejamento, planejar e controlar viram rotina.

Criamos um checklist bem básico que funciona como um roteiro para monitorar os objetivos, as metas e as tarefas por responsável. Assim, se tem a visão do todo e das partes. Usamos os painéis de controle do software de planejamento Scopi para ilustrar como um sistema pode ajudar neste processo. Lembrando que o gestor é o principal responsável por fazer o controle.

  • Como está o mapa do controle do planejamento estratégico e seus objetivos?

O painel do mapa estratégico mostra a visão do todo. Podemos visualizar o percentual geral de desempenho da empresa, bem como de cada objetivo.

  • Como estão as metas por responsável?

É possível acompanhar como estão as metas de cada pessoa da organização  (percentuais atingidos) e fazer comparativos. Caso não estejam sendo atingidas, se deve gerar ações corretivas.

  • Como estão as tarefas por responsável?

É possível acompanhar como estão as tarefas por responsável, o que ainda não foi iniciado, o que está em andamento, o que está atrasado e o que já foi concluído, dentro e fora do prazo.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *