Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

Ter um líder que nos inspira ajuda a superar uma série de desafios, não é mesmo? Quando tudo parece estar fora do controle, lá vem ele com a palavra certa, fazendo a “tempestade” acalmar-se em minutos. A liderança estratégica não motiva apenas uma pessoa. Ela é capaz de fazer com que toda uma equipe alcance um mesmo objetivo!

Porém, como podemos definir as características de uma liderança estratégica? São vários os conceitos e atributos levados em consideração. Resumidamente, podemos dizer que é quem sabe trabalhar com as diferenças e faz disso um trunfo. Além disso, consegue tanto valorizar o capital humano quanto se ater aos números que a empresa exige.

Nesta leitura, iremos falar bastante liderança estratégica. Continue lendo e confira: 

  • O que é liderança estratégica? 
  • É possível desenvolver um perfil de líder estratégico?
  • A importância da liderança estratégica na motivação da equipe
  • Conclusão sobre liderança estratégica

O que é liderança estratégica?

Existem dois tipos de liderança tradicional. A primeira liderança é a gerencial, na qual as decisões são centradas em resolver casos pontuais a partir de uma postura conservadora. Já a segunda é a visionária, que valoriza as ideias na criação de novas soluções, tendo como base o pensamento não linear.

A liderança estratégica é a união das duas, onde o líder incentiva a autonomia dos colaboradores nas decisões diárias alinhadas com a cultura da organização. Isso se reflete diretamente na experiência de consumo do cliente. E que por sua vez também volta para a empresa na forma de mais negócios.

Confira algumas características que diferenciam um líder estratégico dos demais estilos:

  • Enfatiza o valor e comportamento ético de seus subordinados;
  • Possuem expectativas grandes e otimistas em relação ao desempenho de seus superiores, subordinados e deles próprios;
  • Reconhece as ideias dadas por seus liderados;
  • Busca separar o que é relevante do que não é, bem como sabe o que fazer com as informações úteis;
  • Antecipa situações para evitar surpresas;
  • Testa hipóteses antes de assumir projetos e busca sempre o melhor caminho para diminuir os riscos;
  • Aprende com todas as ações, principalmente aquelas não tão bem sucedidas.

Sabemos que cada empresa é única. Desta maneira, o estilo da liderança também será próprio. Para que ela funcione efetivamente, é preciso haver consenso entre todos os níveis hierárquicos da corporação.

– Leia também: Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

Banner para teste da gestão estratégica

É possível desenvolver um perfil de líder estratégico?

Tem aquelas pessoas que parecem já ter nascido com uma vocação para liderar. Fazem de uma maneira tão natural o papel de líder que fica difícil a gente acreditar que pode chegar no mesmo ponto. A boa notícia é que você também pode ter as características de uma liderança estratégica!

A Teoria de Pipeline de Liderança, por exemplo, diz que é possível desenvolver a liderança com base no perfil de cada profissional, levando em consideração suas potencialidades, personalidade e características mentais.

Logo, o caminho para a liderança estratégica com certeza passa pelo conhecimento. Desenvolver novas habilidades também vai exigir do candidato sair da zona de conforto. Para isso, busque bons programas de capacitação especializados. Aqueles voltados para a gestão estratégica podem ajudar você a trabalhar as competências necessárias.

Nunca negligencie a qualificação para desenvolver sua competência profissional como líder.

A importância da liderança estratégica na motivação da equipe

Um líder estratégico e engajado faz toda a diferença no alcance das metas de sua equipe. Isso porque pessoas inspiradas são duas vezes mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas, como mostra a pesquisa realizada pela empresa Bain & Company.

Por isso, é papel da liderança estratégica criar condições para que a equipe alcance os objetivos definidos. E o principal: acompanhar o desempenho de seus colaboradores, transmitindo ao mesmo tempo a cultura organizacional a todos.

– Leia também: Teoria U: o que é, etapas e sua relação com projetos de liderança e inovação

É preciso ser uma espécie de facilitador para que os colaboradores possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Isso sem falar que um clima de trabalho agradável ajuda ainda mais na motivação da equipe.

Lembre-se: os líderes servem de espelho e motivação na mesma medida em que se tornam símbolo de sucesso.

– Veja também: Infográfico sobre o papel do líder no planejamento estratégico

Conclusão sobre liderança estratégica

Em resumo, aprendemos hoje que a liderança estratégica faz toda a diferença para o engajamento de uma equipe. E o mais importante, é possível desenvolver as habilidades de um bom líder. Então, busque o que é necessário e muito em breve você vai perceber os resultados!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *