10 Métricas que ajudam na gestão das vendas

A venda é um dos processos mais críticos de um negócio. Ter metas e métricas para gestão das vendas que indiquem o desempenho é essencial para que o processo atinja seus objetivos e possa permitir evoluções.

Metas e métricas para gestão das vendas

Quem não quer vender mais?

Selecionamos 10 Metas e métricas para gestão das vendas:

1. Vendas
Total vendido num determinado período. Este indicador pode ser medido de duas formas: em reais e em unidades

2. Vendas por vendedor
Total de produtos ou serviços vendidos por vendedor. Este indicador pode ainda ter derivações que correspondem ao percentual de vendas de cada vendedor na relação com todos.

3. Ticket médio
Quantidade de receita gerada por um vendedor dividida pelo número de negócios fechados no mesmo período.

 

4. Negócios prospectados
Métrica também conhecida como topo de funil. Total de contatos iniciados com potencial de converter em negócio fechado.

 

5. Negócios prováveis
Prospecções com boas chances de ter a venda efetivada. Esta métrica pode ser medida em volume e em percentual.

7. Negócios fechados
Corresponde ao fundo do funil de vendas e pode ser medida em volume e em percentual.

8. Comissionamentos
Valor remunerado para cada vendedor em função das vendas realizadas.

9. Satisfação dos clientes
Grau de satisfação do cliente, medido após a entrega do produto ou serviço.

10. Reclamações
Volume de reclamações de clientes insatisfeitos com o serviço ou produto vendido.

Esperamos que você goste das dicas e qualquer dúvida, crítica ou sugestão utilize o campo de comentários abaixo!