Como definir o Mix de Marketing

Mix de Marketing: o que é e como pôr em prática

Como convencer os consumidores de que sua marca é a melhor opção? Destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido é um desafio. Métodos tradicionais de prospecção, no entanto, ainda fundamentam o posicionamento e a oferta de qualquer empresa e fazem a diferença na maneira como uma marca comunica-se com seu público-alvo. Um deles é o chamado Mix de Marketing. Confira o nosso conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Mix de Marketing: o que é e para que serve?

O Mix de Marketing é uma técnica que serve para influenciar o público a consumir um produto, serviço ou proposta de uma determinada marca. O conceito surgiu na década de 1960, a partir da definição dos 4Ps do Marketing – os quatro pilares que iriam desenvolver a técnica. Desde então, delimitar produto, preço, promoção e praça tornou-se o primeiro passo para inserir uma proposta no mercado e gerar desejo de compra no público.

Mas, anos depois, percebeu-se a necessidade de analisar não apenas as características da empresa e da concorrência, mas também as dos clientes. A partir de então, foi criado o conceito dos 4 Cs do Marketing .

Os 4 Cs vieram para ajudar a compreender as demandas e o perfil dos potenciais consumidores. Entender as motivações de compra, bem como as limitações dos públicos-alvo, é parte fundamental para direcionar produtos e serviços àqueles realmente interessados.

Portanto, a função do Mix de Marketing é oferecer o produto certo, no local certo, pelo preço certo, no momento certo. Para que isso aconteça, comunicar-se adequadamente com o público alvo é imprescindível. Neste post, abordaremos o assunto, mostrando como a ferramenta pode ser utilizada em negócios e no planejamento estratégico. Vamos lá?

Mix de Marketing: definindo os 4Ps

Os quatro itens a seguir servem de base para a elaboração da proposta de todo negócio. São eles:

1) Produto

O que minha empresa irá oferecer ao consumidor? Essa pergunta vai ao cerne do empreendimento e coloca em questão quais produtos ou serviços serão disponibilizados pela empresa.

Assim, a partir dessa definição, são estabelecidas as características e diferenciais dos bens ofertados, diferenciando-os dos concorrentes. Importante ressaltar que o objetivo é suprir as demandas do público-alvo.

2) Preço

Definir o preço de um produto ou serviço engloba diversos aspectos. É necessário levar em consideração o seu custo de produção, a média dos preços praticados pela concorrência e o valor que o público-alvo está disposto a pagar.

Dessa forma, o preço ideal é encontrado não só quando há lucro, mas também quando o indicativo agrega valor ao produto ou serviço. Preços altos prejudicam as vendas. Quando eles estão muito abaixo da média de mercado, acabam levantando suspeitas em relação à qualidade da marca.

3) Praça

Onde os bens serão oferecidos? O terceiro “P” do Mix de Marketing aborda quais serão os canais de distribuição da marca: seja sua inserção em pontos de venda, seja sua presença nas redes sociais e em e-commerce.

Em resumo, o objetivo é avaliar os melhores meios para que os potenciais consumidores encontrem a empresa. É preciso compreender o comportamento dos clientes: assim, os investimentos para a introdução da marca no mercado serão melhor direcionados.

4) Promoção

Aqui, promoção tem sentido de promover. Não que oferecer descontos por tempo limitado não seja uma maneira de divulgar o negócio. Mas esse item diz respeito a todas as ações de comunicação necessárias para a exposição da marca no mercado.

Dessa forma, campanhas publicitárias são primordiais para atrair clientes. O objetivo é chamar a atenção para a marca e incentivar as vendas. Isso pode ser feito de diversas formas, mas o que está em alta é o marketing digital – que aproveita a visibilidade proporcionada pelas redes sociais e pelos mecanismos de busca para direcionar as ofertas conforme o perfil do público.

Os 4 C’s do Mix de Marketing

Para embasar o diagnóstico dos quatro P’s, é preciso apontar o olhar para os consumidores. Para isso, basta pensar nos quatro C’s a seguir:

1) Clientes

Antes de tudo, o consumidor é um sujeito com necessidades e desejos. Consumir é um ato de suprir demandas corriqueiras do dia-a-dia. Portanto, a empresa deve encontrar uma utilidade para a rotina dos seus potenciais clientes.

Só que, não necessariamente as soluções encontradas serão exatamente práticas – muitas vezes, as necessidades do públicos-alvo são puramente emocionais. Oferecer produtos e serviços que tenham afinidade com o estado de espírito dos consumidores é o primeiro passo para uma boa venda. 

2) Custos

O que irá custar para o cliente consumir o meu produto ou serviço? Não estamos falando apenas de dinheiro, mas de tudo o que envolve a escolha pela proposta da marca.

Podemos pensar em ‘custo temporal’, que considera o tempo necessário para que o produto possa finalmente ser adquirido. Também, custos emocionais – aqueles que mexem com a consciência do consumidor por ter comprado da empresa. Acima de tudo, o cliente deve sentir que sua escolha valeu a pena.

3) Convencional

Afinal, minha marca está em uma situação conveniente para compra? Esse item conversa com o “P” de ‘Praça’, mas vai além da simples distribuição em pontos de venda ou canais digitais. O ato de consumir deve ser acessível ao cliente, que preza cada vez mais por praticidade e rapidez. Mídias digitais estão fazendo sucesso pois propõem exatamente isso.

4) Comunicação

Por fim, sem comunicação não há marketing. Comunicar-se, no entanto, é muito mais do que fazer publicidade: é interagir, de fato, com o público consumidor. Para isso, a linguagem utilizada pela marca deve ser a mesma dos clientes, os conteúdos das campanhas devem ser interessantes e o engajamento com as ações criadas deve ser incentivado. Tudo isso é essencial para que a empresa conheça seu público-alvo.

Em resumo, um bom Mix de Marketing relaciona a proposta do negócio com o perfil dos clientes almejados? Pesquise o mercado, estude sobre marketing e fique atento às tendências de comportamento dos consumidores. Amplie, assim, o alcance do seu empreendimento.

Gostou do conteúdo? Este artigo sobre Mix de Marketing foi criado pela equipe da Central do Franqueado para uso exclusivo no blog Scopi.