O papel do líder no planejamento estratégico

O líder é peça chave em qualquer organização, independentemente do segmento e do seu tamanho. Não há sucesso sem uma boa liderança. Haverá sempre um líder por trás ou na base de uma grande realização. Mas por que isso? Qual é o papel do líder em um negócio?

No passado, os líderes, considerados chefes, eram autoritários, não compartilhavam suas ideias e, praticamente, não abriam espaços para seus subordinados opinarem e criarem. O líder da atualidade compartilha seus desejos e objetivos com a equipe, que é estimulada a desenvolver um processo de construção conjunta e contínua.

Continue a leitura e entenda melhor sobre o papel do líder no planejamento estratégico de uma organização.

A importância do líder no planejamento estratégico

Na construção do planejamento estratégico e no acompanhamento de sua execução, a participação do líder é fundamental.

Um bom software de planejamento estratégico e uma equipe com potencial de engajamento são importantes, mas nada substitui a atuação do líder.

Desde a análise de cenários, até o processo de controle das metas e dos projetos, a presença ativa do líder se faz necessária.

Se o líder não assumir o seu verdadeiro papel, ele passa a ser o problema e não a solução. Como consequência, o planejamento estratégico morre e o maior responsável será o líder, ou melhor, a ausência dele.

– Leia também: Tipos de liderança: os 8 principais estilos e suas características

Banner para o ebook

Qual o papel do líder no planejamento estratégico?

1. Pensar

Líder que é líder não para de pensar. Pensa sobre o que quer, sobre seus potenciais e os potenciais de sua equipe, sobre o que está acontecendo e sobre o que está por vir.

2. Planejar

Para alcançar aquilo que deseja, antes de sair fazendo, o líder planeja, porque sabe que sem planejamento as chances de sucesso se reduzem e o retrabalho aumenta.

3. Coordenar

Principalmente em organizações menores o próprio líder assume a coordenação do planejamento estratégico e da grande maioria dos projetos, realizando ele próprio algumas ações e delegando outras.

4. Acompanhar

O sucesso do planejamento depende do monitoramento constante das metas e dos prazos das ações. Também para poder proceder com os ajustes sempre que necessários. O bom líder, com a visão do todo, faz isso muito bem!

5. Orientar

O bom líder não simplesmente reprime quando uma ação não é realizada no prazo ou é realizada sem a qualidade pretendida. Ao em vez disso, ele apresenta alternativas e orienta sobre o melhor caminho.

– Leia também: Liderança estratégica: entenda o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

6. Incentivar

A equipe precisa ser constantemente motivada, principalmente, para vencer as contingências e os obstáculos que se apresentam. Uma palavra de confiança, um elogio, tem sua força.

7. Dar o exemplo

Talvez a atribuição mais importante. É difícil a equipe seguir um líder que manda, mas não faz. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia.

Outro detalhe muito importante: o líder não faz gestão por obrigação, mas por satisfação. O prazer de liderar contamina positivamente a sua equipe.

– Veja também: Infográfico sobre o papel do líder no planejamento estratégico

Conheça o Scopi

O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil, utilizados por muitos líderes. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do planejamento estratégico . Integra num só lugar canvas, SWOT , mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan