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OKR: o que é e como implementar na sua empresa

O mercado está tão competitivo que, para chegar onde queremos, é essencial adotar um modelo de gestão estratégica. A metodologia OKR pode auxiliar nessa tarefa, já que ela consiste na elaboração de objetivos na definição dos seus resultados chaves.

Trata-se de uma ferramenta bastante útil para integrar todos os envolvidos no negócio, desde a chefia à equipe operacional.

Com o OKR fica mais fácil traçar um planejamento estratégico de curto prazo. Ao estruturar o alcance das metas por pessoa, podemos acompanhar os resultados individuais e das equipes de trabalho.

Apesar de ser uma metodologia relativamente nova, ela foi criada pela conceituada Intel. Empresas como Google e outras do Vale do Silício utilizam o OKR há bastante tempo. 

Se você ficou interessado em aprender mais sobre a metodologia OKR, continue aqui conosco 

O que é OKR?

o que e okr

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que significa, na tradução literal, objetivos e resultados-chave. 

Em linhas gerais, estamos falando de um sistema de metas coletivas e individuais, que convergem para a busca de objetivos globais de uma organização. 

Os Objectives são uma definição clara e geral sobre o que a empresa deseja alcançar. Um negócio pode estipular como objetivo do setor de marketing, por exemplo, conquistar mais leads por meio do tráfego pago.

Porém, sem metas secundárias, torna-se quase impossível tomar um caminho simples e eficaz para alcançar esse resultado.

Para isso, a empresa pode separar de duas a cinco metas secundárias, que ajudem a definir o melhor trajeto para chegar ao objetivo final. Isso é o que chamamos de Key Results.

Podemos dizer que o OKR trabalha dessa forma:

  • A empresa fixa como objetivo a conversão de mais leads através do tráfego pago;
  • Para isso são usados algumas métricas, como campanhas nas redes sociais Facebook e Instagram;
  • O Google Analytics é usado para avaliar os resultados e ver o quão próximo está do objetivo final.

Esse feedback permite uma gestão ágil do desempenho, justamente porque se destaca pela comunicação e pelo alinhamento de ideias entre os membros da equipe.

Todos estão cientes sobre o que é necessário fazer dentro da metodologia OKR, como o caminho certo a seguir e objetivo final a se alcançar.

Estrutura

A metodologia OKR propõe que sejam criados objetivos para cada departamento ou indivíduo, a fim de que cada um invista energia no que realmente importa. 

A ferramenta também possibilita que seja desenvolvido um processo de gestão de performance menos burocrático. Para tanto, ela está baseada em três elementos principais: objetivos, resultados-chave e ações-chave

O interessante é que essa abordagem motiva as pessoas a trabalharem juntas, concentrando esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras para o crescimento da organização.

Ou seja, essa é uma forma simples e flexível de gerir o desempenho dos colaboradores nas empresas.

Aplicação

O termo OKR foi criado pelo presidente da Intel, Andrew Grove, na década de 1970. Foi uma solução para dar conta dos avanços tecnológicos e das inovações do momento. 

Na época, era necessário adotar um modelo de gestão que permitisse às organizações se adaptarem de forma rápida a todas essas mudanças.  

A metodologia ficou conhecida especialmente entre companhias de tecnologia no Vale do Silício, na década de 2000, graças à atuação de John Doerr, membro do conselho de administração do Google. 

Empresas como Twitter, LinkedIn, OLX, NuBank e Locaweb também utilizam a metodologia no seu dia a dia.

No caso do Google, os OKRs foram adotados logo no primeiro ano de atividades, quando o grupo contava com cerca de 40 colaboradores, e estão em uso até hoje. 

Aliás, a história começou quando John Doerr apresentou a prática aos fundadores Sergey Brin e Larry Page. Desde então, a elaboração de objetivos e ações virou rotina trimestral no negócio.

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Como implementar a metodologia OKR?

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Não existe uma receita de bolo única para aplicar o OKR na empresa. Ele pode ser adaptado a qualquer tipo de negócio, conforme as particularidades de cada organização. 

Para entender o processo, vamos explicar como funcionam os objetivos e os resultados-chave. Além disso, vamos mostrar também as ações-chave e os níveis de OKR. 

Organizando o cenário junto à equipe

A metodologia OKR é bastante similar à gestão por diretrizes. Como resultado, todos passam a ter mais clareza sobre o que fazer, para onde seguir e como podem contribuir.

Os objetivos estão ligados àquilo que a empresa pretende como visão, definida no início do planejamento estratégico, ou seja, as metas mais difíceis e decisivas para o crescimento e o sucesso do negócio. 

Esse posicionamento deve estar bastante claro para todos os colaboradores. Caso não tenham as metas bem definidas e explícitas, os funcionários podem ficar perdidos e assim não conquistarem os resultados.

Identificando os objetivos

Os objetivos se dividem em duas categorias: operacionais e aspiracionais.

Os objetivos operacionais estão relacionados ao cotidiano e são os que garantem os resultados positivos para a empresa. O aumento de participação do mercado, lançamento de novos produtos ou a implantação de uma nova unidade são alguns exemplos. 

Já os objetivos aspiracionais são de longo prazo. Eles desafiam e motivam a equipe, pois estão relacionados às ideias mais ambiciosas. São criados para ajudar os times a entender como podem contribuir para o crescimento do negócio.

Como exemplo para os objetivos aspiracionais, podemos usar um e-commerce de moda. Neste caso, os objetivos seriam:

  • aumentar as vendas;
  • ganhar autoridade on-line;
  • criar um serviço diferenciado de suporte ao cliente.

Para que sejam alcançadas as metas, entram em ação os resultados-chave. 

Se a ideia é elevar as vendas, os key results podem ser: otimizar a logística de entrega, criar promoções, melhorar a descrição dos produtos, oferecer valores competitivos, ajustar a apresentação da mercadoria, entre outros.

Bons resultados-chave são S.M.A.R.T. Isso significa Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-bound (com prazo estabelecido).

Por fim, as ações-chaves são opcionais. Elas servem de apoio para que as tarefas sejam executadas com algumas estratégias pré-estabelecidas. 

Elas podem ser dispensáveis entre equipes acostumadas ao OKR, porém, nós da Scopi, entendemos serem importantes pois só através de uma ou mais ações um resultado pode ser atingido.

Por exemplo, quando uma empresa utiliza outro tipo de metodologia, é necessário fazer a transição. Muitos colaboradores ficam perdidos nessa etapa. 

Por isso, as organizações podem optar por utilizar as key actions para orientar os planos de ação a serem executados a partir de um protocolo padronizado.

LEIA MAIS | Ferramenta SMART: como ela pode ajudar na definição de metas 

Níveis de OKR

níveis de okr

Já vimos que uma das vantagens da metodologia OKR é desenvolver metas para todos os colaboradores. 

No mundo corporativo, ainda é comum que certos empreendimentos adotem objetivos apenas entre as chefias, mas esse comportamento se mostra equivocado. Todos os setores precisam de metas individuais para engajar os funcionários! 

Veja como funcionam os diferentes níveis de OKR e como eles se estabelecem em cada setor:

Nível organizacional 

O nível organizacional é o mais elevado, que impacta toda a empresa

Nessa situação, os OKRs devem ser motivadores e inspiradores. Aliás, vale a pena espalhar OKRs organizacionais por todas as unidades da empresa, como em quadros de avisos, memorandos, reuniões, entre outros.

É uma forma de incentivar os colaboradores a chegarem ao objetivo final. Para isso eles precisam conhecer, é claro, quais são as metas secundárias e o trajeto ideal para alcançar  esse resultado.

Nível departamental

Servem para otimizar os resultados de um setor específico, como o comercial ou o marketing.

São esses OKRs que direcionam cada time. Ou seja, estão pautados nas metas secundárias e como elas devem ser aplicadas para gerar o resultado esperado.

No entanto, embora sejam específicos, essa metodologia deve sempre estar alinhada com o propósito da empresa. De nada adianta criar metas secundárias, se elas não respeitarem o melhor caminho para chegar ao objetivo final.

Nível individual

Esse é o menor nível dos três, que tem como foco o aprimoramento do desempenho de um colaborador ou mesmo de um time dentro de um setor maior. 

Em suma, esses OKRs são voltados para a performance de cada pessoa envolvida nos processos da empresa. É uma alternativa para apresentar as metas e como alcançar o objetivo de forma individualizada.

Como acontecem as etapas da metodologia?

Para implementar o OKR é importante entender não apenas sobre os níveis, mas também como ocorrem as suas etapas.

Veja quais são elas e o porquê de segui-las:

1. Definição dos objetivos principais da empresa

O primeiro passo é definir os objetivos principais da empresa para o trimestre

É importante que eles sejam divididos em top-down e bottom-up. Ou seja, apenas alguns serão geridos pelos líderes e gestores. 

O restante é definido pelo time, de acordo com a filosofia organizacional. A intenção por trás dessa regra é envolver todos na criação das metas e garantir, assim, que o olhar plural seja útil no processo.

2. Apresentação do conceito e de OKRs para os times

Para que todos estejam por dentro de suas metas, objetivos e prazos é necessário um alinhamento com a equipe inteira. Afinal, são os profissionais que irão colocar a mão na massa! 

Comece definindo poucos objetivos e resultados-chave para cada pessoa. Se fizer parte da estratégia interna, mostre também quais são as ações-chave.

Lembre-se de que a transparência é o ponto de partida para uma estratégia de sucesso. Procure deixar os OKRs à vista de todos, pois se os objetivos e aspirações são coletivos, não há melhor forma de fazer que deixar o time a par da situação.

3. Brainstorming de definição dos objetivos das equipes

Reúna os colaboradores para que sejam definidos os objetivos de cada time. Como já falamos anteriormente, a maior parte das metas será definida pela própria equipe. 

A dica é fazer um brainstorming com todos para levantar ideias e sugestões. Desse modo, os OKRs estratégicos terão a participação efetiva dos colaboradores.

Dica: a forma como as equipes irão executar as tarefas não é tão relevante quanto os resultados entregues. Cada uma poderá trabalhar conforme achar mais adequado. 

4. Definição dos resultados-chave

Os resultados devem ser mensuráveis, isto é, indicar se a equipe está cumprindo a proposta. Para cada objetivo, você deve ter um conjunto de dois ou mais resultados principais. Tente não passar de cinco, senão dispersa o foco!

É possível que alguns de seus key results necessitam da colaboração de outra área ou de outra equipe dentro da empresa. Por isso, é interessante fazer uma revisão com os representantes desses setores, de tempos em tempos

5. Revisão e alinhamento geral

Nessa etapa, faz-se uma avaliação de todos os objetivos e resultados-chave apontados. As metas são ambiciosas o suficiente ou o pessoal ainda está na zona de conforto? 

É fundamental subir os níveis do target para que os envolvidos se sintam verdadeiramente desafiados.

A mensuração de KPIs (Key Performance Indicators) é um dos pontos mais importantes na metodologia OKR. Afinal, se você não pode medir, não pode gerenciar os resultados.

Os key results deverão ser reportados semanalmente, conforme cada nível de OKR. Com essa estratégia é possível antever o fim do trimestre e corrigir equívocos para alcançar a meta estabelecida.  

O Scopi é um software muito eficaz nessa etapa dos OKRs. A ferramenta oferece um recurso de cadastramento de indicadores para análise de resultado e permite que todos acompanhem o andamento dos processos.

6. Otimização das estratégias

Finalmente, é hora de analisar os dados levantados. Aproveite os insights com os relatórios para otimizar os pontos de melhoria identificados.

Caso não tenha sucesso, tudo bem. O aprendizado valeu para um trimestre, e não para o ano inteiro — como acontece nas metodologias de gestão tradicionais. 

Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo! No entanto, se você tiver uma ferramenta com a funcionalidade de indicadores, fica muito mais simples revisar todos os OKRs com a equipe.

Quais as diferenças entre OKR e BSC?

diferença entre okr e bsc

Embora a metodologia OKR tenha bastante destaque no meio corporativo pelos seus grandes seguidores, existe também a ferramenta BSC.

O BSC significa Balanced Scorecard e na tradução literal podemos chamar de Indicadores Balanceados de Desempenho

Essa metodologia é usada para avaliar e medir o desempenho de uma empresa, porém em uma cadência diferente do OKR. 

Enquanto o BSC usa um período mais longo para avaliar os seus resultados e “replanejar” o rumo da estratégia, a metodologia OKR faz esse processo em um período menor, geralmente em cada trimestre.

Por ser mais rápido,  o OKR acaba sendo mais simples e objetivo. Já o BSC visa projetos maiores, que levam um tempo maior para a empresa e têm mais importância entre todos os colaboradores.

Em geral, a principal diferença está no prazo em que as duas metodologias são aplicadas e quanto tempo dura cada ciclo.

Principais benefícios do OKR para a gestão da empresa

Além de ser uma metodologia de baixo custo, o OKR é dinâmico, pois engloba todos os setores da empresa

Ela atinge desde os cargos mais altos da hierarquia corporativa até os principiantes. Isso resulta em melhor performance e no alcance dos objetivos da organização

Confira os principais benefícios dessa metodologia:

  1. definição de prioridades para atingir as metas do negócio;
  2. foco no que realmente importa, sem distrações que atrapalhem a busca por sucesso;
  3. organização dos processos da empresa;
  4. engajamento dos colaboradores;
  5. comunicação e alinhamento dos membros da equipe;
  6. mensuração dos resultados rotineiramente, o que ajuda a entender se os objetivos estão sendo alcançados;
  7. feedbacks contínuos aos colaboradores, ajudando-os a corrigir erros e progredir na carreira;
  8. gestão transparente e colaborativa;
  9. disciplina nos esforços;
  10. aumento de produtividade, devido à organização dos processos e ao foco nos resultados.

Problemas que os OKRs ajudam a resolver

Outro grande benefício do OKR é a resolução de problemas. Com um ambiente mais organizado e focado em alta performance, algumas questões que atrapalham a gestão tendem a desaparecer. 

Entre elas, destacamos:

  1. carência no alinhamento entre empresa, diretoria e equipe (quando todos participam do processo, há sintonia entre os departamentos);
  2. falta de comunicação entre os times e colaboradores;
  3. dificuldade de transmitir a cultura da empresa aos colaboradores;
  4. falta de foco do trabalhador com suas atividades, o que prejudicaria os resultados;
  5. dificuldade de o colaborador notar como suas contribuições impactam a empresa (mensurando o desempenho, é possível dar um feedback certeiro);
  6. pouco estímulo à produtividade devido à falta de metas desafiadoras.

Em resumo, a metodologia OKR ajuda a organizar e distribuir melhor as prioridades da empresa. Quando bem delimitada, ela divide esforços e evita alguns desgastes do dia a dia.

Um dos diferenciais da ferramenta é que cada empresa pode adaptá-la à sua realidade. Basta que todos os colaboradores entendam o propósito e se engajem na tarefa.

OKR: uma metodologia simples e eficiente para as empresas

demonstraçao scopi

O OKR é uma metodologia simples e eficiente, que pode ser essencial no meio corporativo.

Através dessa ferramenta é possível mostrar abertamente para todos os colaboradores quais são os objetivos estipulados no planejamento estratégico e quais as metas secundárias para alcançar esse patamar.

É imprescindível ser claro nessas definições e mostrar nos key results quais são as métricas conquistadas durante cada etapa. 

As empresas podem optar também pelos key actions, para assim tomarem decisões sobre o rumo de cada planejamento e gerar soluções para possíveis problemas. 

Lembre-se apenas que o OKR não se trata apenas de uma forma de gestão, mas de uma metodologia a ser incorporada na filosofia organizacional.

Com a ajuda de um software de planejamento estratégico, o processo pode ser muito mais tranquilo. O Scopi é um sistema que integra e gerencia planos, objetivos, metas  e estratégias de forma simples e prática.

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