Equipe analisando como implantar o planejamento estratégico

11 passos para implantar o planejamento estratégico

Implantar o planejamento estratégico quase sempre é visto como um processo difícil e trabalhoso. Porém, quando entendemos como o processo funciona e o que é preciso para colocá-lo em prática fica muito mais fácil.

De fato, alguns mitos sobre ele existem no mundo empresarial, mas nosso objetivo é justamente desconstruir cada um deles com muito conhecimento!

Pensando nisso, listamos um passo a passo com 11 etapas para você entender de forma simples como implantar o planejamento estratégico em uma empresa, independente do seu segmento ou porte. Confira!

Como implantar o planejamento estratégico

1. O dono, chefe, presidente ou a liderança mais importante da organização escolhe realizar o planejamento estratégico, insere estas atividades na agenda da organização e define aqueles que irão participar de todas as etapas.

2. Elaborar o cronograma para a realização do planejamento estratégico.

3. Contratar uma consultoria especializada, dependendo da necessidade em função da experiência e do conhecimento interno sobre planejamento estratégico.

4. Contratar um software para auxiliar na construção e no acompanhamento do planejamento estratégico.

5. Realizar a primeira reunião do planejamento estratégico para análise do ambiente externo, apontando as oportunidades e ameaças.

6. Realizar a segunda reunião do planejamento estratégico para análise do ambiente interno, apontando os pontos fortes e pontos fracos.

7. Realizar a terceira reunião do planejamento estratégico para definição da filosofia organizacional (missão, visão e valores).

8. Realizar a quarta reunião do planejamento estratégico para construir o mapa estratégico com os objetivos estratégicos da organização.

9. Em nível de direção, definir os indicadores e suas metas a serem conquistadas para cumprimento dos objetivos estratégicos.

10. Em conjunto com os gestores, definir os planos de ação que irão viabilizar o atingimento das metas.

11. Criar uma rotina de monitoramento da execução e dos resultados do planejamento estratégico.

Agora que você já entendeu passo a passo como implantar o planejamento estratégico na sua empresa, aproveite para investir no processo e melhorar os resultados do seu negócio.