planejamento estratégico 2022

Planejamento estratégico 2022: entenda o contexto brasileiro e como redefinir as estratégias

O final de ano está se aproximando e com ele um novo ciclo, o que nos remete a repensar nossas metas e planejar ações para alcançá-las. Ou seja, atualizarmos o nosso planejamento estratégico para 2022. 

Esse planejamento pode ser empresarial e pessoal. Já pensou em ter o seu próprio mapa estratégico? A empresa que ainda não tem o seu, caberá criá-lo, antes que seja tarde. 

Nos dias atuais, com um mercado marcado pela intensa competição, com players de todo o lugar e tamanho, não dá para empreender no escuro, na base da tentativa e erro. Independentemente do tamanho, o planejamento estratégico é indispensável.  

Por isso, neste artigo vamos mostrar como fazer o seu planejamento estratégico para 2022, com base no cenário em que vivemos e outros pontos importantes. A hora é agora!

Continue aqui e acompanhe o assunto.

O que esperar da política e da economia em 2022? 

economia política 2022

O Brasil terá um ano de eleições presidenciais, caracterizado por uma polarização, jamais vista na história recente da nossa redemocratização. 

Se por um lado a política estará “pegando fogo”, por outro, sempre relacionada, a economia ficará à mercê da incerteza.

A tendência é que o ano já comece o ano fragilizado, em função dos altos índices de inflação, com os quais estamos convivendo, num cenário de baixo crescimento do PIB e elevadas taxas de desemprego.  

Por isso, o planejamento estratégico para 2022 é uma medida que pode prever situações críticas para a empresa através do diagnóstico de riscos. É também importante para sempre mostrar qual o objetivo central do negócio e fazer com que o caminho tenha passos exatos.

Com o contexto de incertezas econômicas e políticas, é fundamental estar preparado para qualquer tipo de ocasião. 

Pandemia: como será em 2022? 

No início da pandemia no Brasil, em fevereiro/março de 2020, não tínhamos a dimensão de que sua duração seria tão extensa, mas assim foi e ainda não agimos como se ela já tivesse acabado. 

Estamos ainda sob risco de novas variantes surgirem e um novo ciclo pandêmico se instalar, com todas as suas consequências negativas à economia. 

O governo federal continuará tendo que investir na compra de vacinas e na logística de distribuição, enquanto os estados e municípios focam no processo de aplicação. Tudo isso tem custos e ainda traz algumas restrições. 

Contudo, torcemos para que as empresas que sobreviveram à pandemia e aquelas que surgiram em meio as oportunidades que apareceram, compreendam que, independentemente das dificuldades que 2022 pode apresentar, podemos ser vencedores.

É importante que façamos o tema de casa bem feito, ou seja, um bom planejamento estratégico em 2022. 

APROVEITE E LEIA | VISÃO HOLÍSTICA EM EMPRESAS: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Como fazer o planejamento estratégico para 2022?

como fazer planejamento estratégico

Embora o cenário político e econômico estejam estremecidos, nós precisamos redefinir as nossas estratégias a cada ano. 

Veja o que não pode faltar para a construção do planejamento estratégico para 2022, com base no contexto que o Brasil vive atualmente e deve passar daqui em diante:  

1. Análise Estratégica e Contexto

A análise estratégica deve vir baseada no contexto interno e externo à empresa. Se atualmente seu negócio está com problemas financeiros, é importante que práticas de redução de gastos e cortes estejam listados para 2022, por exemplo.

A partir dessas informações mensuradas, a empresa consegue enxergar com mais clareza quais são os cenários para se enfrentar no próximo ano e possíveis soluções para problemas que surgem no meio do caminho.

É importante lembrar que essa análise não se trata propriamente de uma ferramenta, mas pode ser usada através do software de planejamento estratégico Scopi para anotar todas as informações importantes e sempre deixar as metas e objetivos listadas.

2. Filosofia da Empresa

A filosofia da empresa é uma etapa essencial para colocar no planejamento estratégico de 2022, pois deixa explícito para o mercado e para os consumidores quais são as suas missões, visões e valores.

Quanto mais as empresas se posicionam e deixam de ficar “em cima do muro”, mais sentido os objetivos ganham. Com esse pensamento, nada dentro do ambiente de trabalho é feito em vão, tudo tem um propósito e lugar para ser alcançado.

Em 2022, nós devemos valorizar ainda mais a filosofia da empresa não só para mostrar que temos posicionamentos no mercado, mas também para incentivar os colaboradores da empresa e fazer com que eles entendam que tudo ali tem sentido.

Um ponto importante que precisamos destacar é que nenhuma filosofia precisa ser a mesma para sempre. Cada momento é único e a empresa pode, sim, mudar o seu pensamento e assim alterar os seus principais objetivos.

3. Redefinição dos Objetivos Estratégicos

objetivos estratégicos

Essa é uma das etapas mais importantes para se pensar para 2022, já que a cada ano as estratégias são renovadas e começam um novo ciclo. 

Com base no cenário incerto que estamos entrando, essa redefinição precisa vir com muitos “poréns”. É importante que os objetivos estratégicos tenham caminhos claros e certeiros, sempre com um plano B.

O ano de 2020 foi o maior exemplo que poderíamos ver no mercado. A pandemia explodiu no mundo e quem não tinha caixa, por exemplo, ficou à beira até mesmo da falência (isso sem contar as inúmeras empresas que fecharam).

Por isso, mais do que nunca, você deve redefinir os objetivos que foram traçados esse ano e construir um planejamento estratégico para 2022 com diferentes cenários.

4. Planos de Ação para 2022

Por fim, o que não pode faltar nesse planejamento é um plano de ação conciso. Apesar do cenário ser incerto, como falamos diversas vezes, a empresa não pode parar!

O mercado ainda se movimenta a todo vapor e quanto mais dificuldades surgem nesse trajeto, melhor você deve preparar o seu negócio com soluções viáveis. 

Todos os projetos/processos devem passar pela análise estratégica, filosofia da empresa e redefinição de metas e objetivos. Com essas informações, os planos de ação podem ser construídos com dados concretos. 

Mesmo que um plano de ação não dê certo nesse primeiro momento, você pode recomeçar e fazer um novo ciclo. A sua empresa não pode ficar parada, ela precisa sempre se movimentar em busca de planejamentos estratégicos, que estejam cada vez mais otimizados.

Conclusão

Com o cenário que esperamos para o próximo ano, muitas incertezas se instauram no dia a dia das pessoas e das empresas.

O planejamento estratégico para 2022 é uma forma de driblar o contexto econômico e político em que vivemos, para assim sobreviver a mais um ano com prováveis altos e baixos.

Com o software Scopi, é possível ter todas as etapas que indicamos para o seu planejamento estratégico, como também outras funcionalidades.

Conte com consultoria para implantação, vantagens especiais para parcerias, além de muitos outros benefícios que o nosso sistema oferece para os clientes.

demonstraçao scopi