8 dicas de planejamento estratégico para criar uma loja virtual

A ansiedade de criar uma loja virtual é grande para todos que decidem entrar nesse meio de comércio. Mas ela não pode ser o motivo da falta de planejamento!

Fazer tudo com pressa, sem cálculos ou pesquisas pode não ser uma boa escolha. Por isso, se você quer criar uma loja virtual pense em fazer um plano de negócio. Essa pode a ser solução para diminuir vários gastos. Afinal, você saberá em qual mercado estará entrando, identificando sua estabilidade e qual o lucro poderá obter.

Além disso, ao criar um planejamento você também economiza o seu tempo, pois consegue identificar antecipadamente futuros problemas e desafios que sua loja pode enfrentar. Com ele, você verá mais claramente seus objetivos e metas, mantendo sua equipe motivada e proativa!

Por isso, separamos o post de hoje para você saber mais sobre como realizar um planejamento estratégico ao criar a sua loja virtual, continue lendo!

Converse com profissionais

O primeiro passo é conversar com quem entende do assunto e tenha experiência no mercado de e-commerce que você pretende entrar. Essa pessoa pode ser um amigo seu ou até um consultor.

Separe um tempo para trocar ideias e ter uma noção de como vão os negócios na área que você escolheu, para descobrir se será vantajoso ou não.

O profissional com quem irá conversar pode dar ideias e dicas e servirá de guia para as suas próximas ações.

Defina seus objetivos e metas

Agora é a hora de definir quais serão seus objetivos e o que você quer alcançar com seu e-commerce. Pense na personalidade da sua empresa e qual vai ser o segmento dela, de modo a atrair pessoas para a sua ideia. 

É muito importante ter metas definidas ao começar um negócio virtual, pois isso irá motivar você e a sua equipe a alcançá-las e até dobrá-las! 

Os objetivos e metas devem ser claros, defina um tempo limite para cada um deles e pesquise sobre como será o caminho para realizá-los.

profissional conversando com especialista em e-commerce

Divida seu ano em partes

Uma dica importante para tornar seu planejamento estratégico da sua loja virtual mais fácil e prático, é dividir seu ano em partes. 

Pensar em um ano inteiro pode não ser tão simples quanto ver apenas os próximos bimestres ou semestres. Além disso, não dividir seu ano pode dar uma sensação de inércia aos seus funcionários, pois um evento pode parecer muito distante para se pensar nele.

Portanto, ao realizar o planejamento de suas metas e ações divida-as em tempos, de modo produtivo para a sua marca.

Mas, não se esqueça que também é essencial deixar um planejamento parcial para o ano inteiro e até a longo prazo, como para os próximos anos. Muitas vezes, pequenas ideias de o que você quer a longo prazo podem afetar suas ideias para o curto prazo.

Planeje-se para as datas importantes do ano

Esse dica não pode faltar no seu planejamento estratégico

Seja Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, ou o Dia do Cliente: não se esqueça de levar em conta todas essas datas, comemorativas ou não, em seu planejamento.

Converse com seus parceiros e seus funcionários sobre elas e explique o que você quer como quer, deixe tudo bem claro e objetivo. 

Planeje o seu estoque para as semanas que antecedem aos dias especiais. Tudo isso serve para não ficar na mão durante as épocas que o e-commerce mais vende no ano.

Prepare a infraestrutura da sua loja virtual, a plataforma pode ser a parte mais importante dela, então invista em uma que disponibilize todos os recursos necessários para o sucesso da sua marca.

A iSET é uma Plataforma de E-commerce que possui todos os recursos e integrações necessárias para que a sua loja virtual realmente tenha resultados e atue de forma mais lucrativa!

Aposte num template especial! O design do seu e-commerce influencia diretamente no processo de compra dos seus clientes.

Não se esqueça de planejar também a divulgação, esta parte é importantíssima! Aponte quais serão as estratégias de marketing que utilizará e quando elas serão ativadas. E isso leva ao próximo passo:

Tenha um plano de marketing

Para vender muito é preciso que comece uma estratégia de divulgação das sua promoções com antecedência. O marketing é essencial para alcançar resultados satisfatórios para a sua loja virtual, por isso, o planejamento estratégico dessa área também deve receber muita atenção.

Estabeleça um plano de comunicação em que seu público-alvo esteja presente e possa entrar em contato com sua loja virtual facilmente.

As redes sociais podem ser suas aliadas, tanto com a comunicação quanto com a divulgação. Faça um perfil profissional no Instagram e Facebook, que são as mídias mais usadas no Brasil. Pesquise sobre como alcançar mais pessoas e faça anúncios pagos para converter os usuários em clientes da sua marca!

Invista no e-mail marketing, esse é um meio fácil, direto e prático de manter contato com seus clientes. Elabore mensagens personalizadas e segmentadas e crie um visual e assunto atraentes.

Converse ou contrate profissionais de marketing para adicionar mais conhecimentos e ter sucesso com o planejamento que irá realizar.

equipe comemorando os resultados alcançados

Tenha uma equipe unida e engajada

Para que seu planejamento estratégico realmente tenha resultados e traga sucesso para o seu e-commerce, é necessário esforço coletivo e uma equipe engajada para alcançar os objetivos da sua marca. Caso contrário, tudo será em vão.

E, já que o planejamento estratégico exige esforço coletivo, é preciso que todos tenham conhecimento do que está acontecendo. Isso significa ter acesso às mesmas informações e possuir uma visão comum do negócio. Afinal, pode ser difícil querer fazer o negócio crescer se você não tem ligações com ele.

Por isso, faça reuniões semanais, quinzenais ou mensais com sua equipe e torne de conhecimento deles o seu planejamento para a empresa. Mantenha os funcionários alinhados num mesmo objetivo, traçando uma linha prática de ações conjuntas.

Para motivar ainda mais, crie e apresente um plano de bônus e dividendos (dependendo do fórum) de fim de ano, caso as metas sejam alcançadas.

Tenha organização

Criar uma estrutura organizada, com valores, regras, metas e objetivos pré-definidos é essencial para que o planejamento estratégico dê certo na sua empresa.

Para que o processo de criação e execução de uma estratégia realmente funcione, utilize meios que facilitem a organização e seguimento deles. Use planilhas, baixe planos pela internet ou utilize softwares próprios para isso.

Claro que a organização de um planejamento estratégico é responsabilidade de todos da sua empresa. Esqueça que isto só cabe ao comitê estratégico. Para que os objetivos sejam atingidos é necessário o envolvimento de todos os colaboradores (mesmo que uns participem menos que outros).

Acompanhe os resultados

Por fim, acompanhe os resultados! 

Ao analisar os resultados que sua empresa está obtendo, você terá noção do que está funcionando e o que não está, adaptando e recriando seus planos, de modo a torná-lo mais positivo para a sua empresa.

Acompanhar os resultados trará certeza de qual caminho seu e-commerce está seguindo, se é certo: caso esteja trazendo lucro; ou se é o errado: está trazendo prejuízos. Então, não se esqueça de seguir esta dica, pois é ela quem guiará seus próximos passos.

A análise de resultados também possibilita que você recompense aqueles que estão mostrando-se eficientes e produtivos para a empresa, aumentando o engajamento dos funcionários.

Ao seguir essas 8 dicas de planejamento estratégico para criar uma loja virtual, você poderá ter muito mais sucesso e com certeza estará mais preparado!

Espero ter resolvido suas dúvidas e que este post tenha sido útil para você. Até a próxima! E se você ainda não se decidiu onde sua loja virtual será hospedada, a iSET é referência em plataformas de e-commerce e pode ajudar seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

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