Profissional utilizando planilhas para planejamento

Planejamento estratégico para indústrias: quando é a hora de abandonar as planilhas?

O acompanhamento do planejamento estratégico para indústria é fundamental para garantir que as ações estão sendo executadas. Na maior parte do casos, as empresas utilizam planilhas para fazer este acompanhamento. Mas será mesmo que esta é a melhor opção? 

Essa dúvida é muito comum entre gestores e deve ser analisada com cuidado, levando em consideração o momento da empresa e sua capacidade de investimento. Mas de qualquer forma, a mensuração das ações não deve ser deixada de lado em hipótese alguma! 

Assim, neste artigo vamos analisar os prós e o contras de investir em planilhas e entender qual o momento certo de evoluir para um software de planejamento estratégico. Continue a leitura para saber mais! 

Por que acompanhar o planejamento estratégico

Criar o planejamento estratégico, por mais que seja um grande passo para uma indústria, ainda não é o suficiente para ter sucesso nas ações. A execução é o segredo! Porém, implantar um novo processo na rotina empresarial pode ter algumas resistências entre os profissionais envolvidos

Dessa forma, para que o planejamento estratégico seja executado com eficiência é preciso investir em três fatores: um líder estratégico, uma equipe motivada e as ferramentas certas para o acompanhamento. 

Logo após, o acompanhamento das ações planejadas se faz necessário. Pois é através dele que os gestores saberão se as execuções estão no caminho certo, poderão identificar possíveis erros no caminho e propor melhorias para auxiliar no processo

Assim, evita-se que os erros sejam identificados apenas no final de um projeto, por exemplo. O que acarretaria em impactos negativos no planejamento, afastando a indústria de alcançar seus objetivos estratégico. 

Em resumo, o acompanhamento do planejamento estratégico é uma forma de garantir sua melhor execução, através de melhorias e inovações ao longo do processo. Para isso, como falamos anteriormente, algumas empresas utilizam planilhas, outras utilizam software. Em seguida, vamos discutir qual a melhor opção para uma indústria! 

Planilhas vs. Softwares: qual a melhor opção? 

De fato, essa é uma das maiores dúvidas na hora de decidir como acompanhar o planejamento estratégico para indústria: planilhas ou softwares? Como falamos lá no início, é preciso analisar o cenário atual da empresa para definir qual a melhor solução. 

Capacidade de investimento, colaboradores que entendem da solução, periodicidade de reuniões e outros fatores devem ser analisados. Cada solução tem suas particularidades que veremos logo abaixo!

Planilhas 

Sem dúvida a solução mais utilizada, as planilhas são feitas em softwares como o Excel, podendo ser utilizadas em plataformas online como o Google Planilhas. Respeitando o funcionamento do software, utilizam fórmulas e cruzamento de dados para acompanhar o planejamento estratégico. 

Porém, possuem algumas necessidades específicas, como ter alguém que entenda como a planilha funciona, devido ao seu possível grau de complexidade. Ainda assim, existem no mercado modelos prontos de planilhas, onde apenas o preenchimento dos dados é necessário para a mensuração dos resultados. 

Apesar de ser uma solução gratuita, algumas dificuldades atrapalham o acompanhamento, como por exemplo:

  • o compartilhamento de informação é feito através do documento da planilha, sendo necessário o reenvio constante para os envolvidos no processo; 
  • a atualização dos dados precisa ser manual;
  • informações como filosofia da empresa, canvas modelo de negócio e mapa da empatia devem ser feitos em documentos separados;
  • dependência de especialistas na configuração da planilha; 
  • os dados da sua empresa estão em um documento aberto, tornando a segurança dos dados mais precária. 

Em resumo, as planilhas são uma solução gratuita e com algumas limitações que podem acabar tornando o trabalho de acompanhamento do planejamento estratégico mais lento e limitado. Mas dependendo do cenário da indústria e da adesão do planejamento, pode ser uma solução inicial acessível à todos. 

Software 

Impulsionados pela transformação digital, o surgimento de softwares de automação vieram para facilitar a rotina das indústrias. Normalmente comercializados no modelo SaaS, as indústrias podem contratar a solução de forma facilitada, pagamento mensalmente ou anualmente, e toda a infraestrutura necessária para a utilização do software fica por conta da empresa que oferece o serviço. 

Por exemplo, soluções como o Scopi, oferecem um software de planejamento estratégico que ajuda a criar, executar e acompanhar o plano de ações de uma indústria. Ele reúne em suas funcionalidades, tudo que é necessário para o processo, da definição da filosofia da empresa até a gestão de tarefas diárias. 

Como resultado, empresas que investem em soluções como softwares de planejamento estratégico, garantem benefícios, como exemplo: 

  • centralização das informações em um só lugar; 
  • dados seguros na nuvem;
  • facilidade de compartilhamento de informações com todos os envolvidos, afinal é preciso apenas fazer login na plataforma; 
  • facilidade de atualização de dados; 
  • emissão de relatórios; 
  • organização e facilidade de acompanhamento. 

Por fim, vale ressaltar que a capacidade de investimento da indústria deve ser levado em consideração nessa solução. Mesmo assim, a solução oferece muitos benefícios que trazem mais agilidade e produtividade à operação. E o melhor: podem auxiliar em transformar o planejamento estratégico em rotina na indústria.

Ao longo do artigo, vimos o quanto acompanhar o planejamento estratégico é fundamental para garantir sua execução. Entre softwares e planilhas, encontramos soluções que podem ajudar nesse processo, de acordo com o momento da empresa. 

Enquanto as planilhas são soluções mais simples e acessível, softwares como o Scopi oferecem mais autonomia e facilidade para as indústrias. Quer conhecer o que o nosso software de planejamento estratégico pode fazer pela sua empresa? Agende uma demonstração aqui e conheça mais sobre o Scopi!