Falta de liderança estratégica: entenda o problema e como resolvê-lo

Falta de liderança estratégica: entenda esse problema e como resolvê-lo

A maior causa para o insucesso de um planejamento estratégico é a falta de engajamento do time. E por mais que a maioria dos empresários acredite que o culpado por isso são seus colaboradores, a culpa na verdade é dele mesmo. Esse é o sintoma típico da falta de liderança estratégica

Continue a leitura e saiba mais sobre esse problema e como resolvê-lo: Confira:

  • A ligação entre falta de engajamento e falta de liderança
  • O líder de hoje
  • Qual é o papel do líder no planejamento estratégico?
  • O que um líder deve fazer perante o planejamento estratégico?
  • Conte com o Scopi!

A ligação entre falta de engajamento e falta de liderança

Manter uma liderança estratégica é peça-chave em qualquer organização. Independentemente do segmento e do tamanho, haverá sempre um líder por trás ou na base de uma grande realização.

Da mesma forma, por trás de todo fracasso há alguma falha na liderança. A falta de engajamento com o planejamento estratégico é um reflexo disso: um dos maiores efeitos colaterais da ausência de liderança estratégica.

O líder de hoje

No passado, os líderes, chamados de chefes, eram autoritários. Era típico deles não compartilhar suas conclusões, não promover trocas de ideia e, praticamente, não abriam espaços para seus subordinados opinarem e criarem. Esta ideia ficou para trás!

O tipo de líder da atualidade compartilha seus desejos e objetivos com a equipe, que é estimulada a desenvolver um processo de construção conjunta e contínua. Por consequência, o engajamento com qualquer proposta que traga melhores resultados da empresa é uma constante.

Qual é o papel do líder no planejamento estratégico?

No planejamento estratégico, o engajamento ou falta dele será responsabilidade de quem acompanha sua execução. Nesta circunstância, a entrega do líder é fundamental! A importância da liderança estratégica fica explícita neste contexto.

Um bom software de planejamento estratégico e uma equipe com potencial de engajamento são importantes, mas nada substitui a atuação do gestor: desde a análise de cenários até o processo de controle das metas e dos projetos.

Se o líder não assumir o seu verdadeiro papel e estabelecer uma liderança estratégica na companhia, ele perde seu caráter resolutivo e passa a ser parte do problema. O próximo passo é a morte do planejamento estratégico. O maior responsável disso será o líder… Ou melhor, a ausência de quem deveria ser o líder!

– Leia também: Como ser um bom gestor: 8 dicas para liderar com eficiência

O que um líder deve fazer perante o planejamento estratégico?

Há uma série de atribuições que você pode aplicar durante a execução das ações estratégicas. Elas são medidas simples que garantem uma boa experiência de sua equipe, o que culmina em engajamento com o planejamento estratégico. Observe que um bom líder faz o seguinte:

1. Pensa

Líder que é líder não para de pensar. Pensa profundamente sobre seus objetivos, sobre seus potenciais e os potenciais de sua equipe, sobre o que está acontecendo e sobre o que está por vir.

2. Planeja

Para alcançar aquilo que deseja, antes de sair fazendo, o líder planeja. Pois sabe que sem planejamento as chances de sucesso se reduzem e a incidência de retrabalho aumenta.

3. Coordena

Principalmente em organizações menores, o próprio líder assume a coordenação do planejamento estratégico e da grande maioria dos projetos. Realizando ele mesmo algumas ações e delegando outras.

– Leia também: Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

4. Acompanha

O sucesso do planejamento depende do monitoramento constante das metas e dos prazos das ações. Este hábito também serve para poder proceder com os ajustes sempre que necessários. O bom líder, com a visão do todo, faz isso muito bem!

5. Orienta

O bom líder não simplesmente reprime quando uma ação não é realizada no prazo ou é realizada sem a qualidade pretendida. Ao invés disso, ele apresenta alternativas e orienta sobre o melhor caminho.

6. Incentiva

A equipe precisa ser constantemente motivada, principalmente para vencer as contingências e os obstáculos que se apresentam. Não subestime a força que uma palavra de confiança e um elogio tem sobre a sua equipe.

7. Dá o exemplo:

Talvez esteja seja a atribuição mais importante! É difícil a equipe seguir um líder que manda, mas não faz. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia.

– Leia também: As 10 principais habilidades e competências de um líder

Conte com o Scopi!

Outro detalhe muito importante: o líder não faz gestão por obrigação, mas por satisfação. O prazer de liderar contamina positivamente a sua equipe! Seja admirado e faça com que todos queiram segui-lo por saber cativar as pessoas.

Quer saber mais sobre planejamento e gestão estratégica? Leia nosso e-book com 20 Boas Práticas de Gestão e saiba mais sobre como um bom líder faz a diferença para o sucesso do planejamento estratégico.    

O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer!

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan

Banner para demonstração gratuita do Scopi