Visão holística empresarial: o que é, principais benefícios e como desenvolvê-la

Visão holística empresarial: o que é, principais benefícios e como desenvolvê-la

É fundamental ter foco no principal objetivo do negócio para atingir o sucesso. Por outro lado, uma empresa não pode ignorar a realidade ou não ter dimensão do que acontece em volta. Esse fator justifica priorizar a visão holística empresarial.

Holismo é uma prática filosófica que defende a totalidade, com base na premissa de que o todo influencia no comportamento das partes. No mundo corporativo, a visão holística tem alcançado um papel de maior destaque porque ajuda as companhias a terem um maior direcionamento do que deve ser feito para não apenas alcançarem um patamar de excelência, mas também elevarem o nível de satisfação dos consumidores. 

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre esse conceito. Continue a leitura e confira: 

  • O que é visão holística empresarial? 
  • Os benefícios de uma abordagem holística empresarial 
  • Como desenvolver a visão holística nas empresas?
  • Conte com o Scopi para ter uma visão holística na sua empresa

O que é visão holística empresarial? 

É muito importante que os funcionários e os gestores cumpram com as tarefas designadas com eficiência. Contudo, isso não é mais o suficiente para gerar um diferencial em um cenário de elevada concorrência.

Independentemente do grau hierárquico, um colaborador necessita ter uma visão holística do negócio para identificar pontos a serem melhorados, o que é essencial para agregar valor aos serviços.

Não se trata de uma missão fácil, porque muitas companhias adotam uma estrutura muito segmentada e, ao mesmo tempo, não estimulam o diálogo entre as diferentes áreas.

Além disso, muitos funcionários se sentem sobrecarregados em virtude do excesso de atribuições. Essa conjuntura dificulta implantar de maneira plena a visão holística empresarial, que consiste na capacidade de compreender a influência do ambiente interno e de fatores externos na performance

Uma organização não pode ter uma análise segmentada da realidade, pois é necessário assimilar as fraquezas internas e as ameaças para buscar pontos de melhoria e adotar medidas que ajudem a atingir o crescimento sustentável.

– Leia também: Gestão estratégica: entenda o que é e qual a sua importância para os negócios

Os benefícios de uma abordagem holística empresarial 

Não adianta uma empresa de Tecnologia da Informação, por exemplo, contar com excelentes profissionais, caso o setor de vendas não esteja atuando de maneira eficiente.

Muitos empresários ignoram as relações entre uma área-fim e as demais por falta de um conhecimento amplo sobre a realidade do negócio. Com a adoção da visão holística, essa situação se torna apenas uma lembrança do passado.

Um dos motivos é que a companhia se torna mais aberta para entender como todas as partes têm uma grande influência nos resultados. Além disso, promove uma maior interação entre as áreas, o que é bastante positivo para minimizar os erros e aperfeiçoar o desempenho.

No caso da empresa de TI, os desenvolvedores, tendo um contato mais próximo com o setor de vendas, contribuirão com sugestões para apontar os diferenciais das soluções oferecidas ao cliente. E isso é crucial para convencer o público-alvo e aumentar o faturamento. Inegavelmente, a visão holística proporciona uma série de vantagens, como:

  • Diagnóstico mais preciso do negócio;
  • Análise mais efetiva dos concorrentes;
  • Funcionários mais engajados e comprometidos;
  • Metas com mais foco nos objetivos organizacionais;
  • Melhor gestão de processos.

À medida que uma empresa aposta na visão holística, maiores são as chances de usufruir das vantagens dessa prática e de priorizar corretamente a melhoria contínua.

Como desenvolver a visão holística nas empresas?

Há vários procedimentos que devem ser levados em consideração para uma companhia ter um posicionamento mais estratégico sobre as tendências do mercado de atuação. Pensando nisso, vamos detalhar algumas ações necessárias para o holismo ser devidamente implantado em uma instituição. Acompanhe!

1. Analise o seu negócio

Para realmente ter uma visão holística, é válido fazer uma análise corporativa de maneira ampla. Em outras palavras, deve haver uma avaliação dos aspectos positivos nos ambientes interno e externo.

Além disso, é indicado verificar as fraquezas internas e os fatores externos que podem prejudicar o negócio. Esse trabalho é muito relevante para se ter uma dimensão do que pode ser feito para uma corporação se adaptar mais rapidamente às mudanças tecnológicas e às preferências do público-alvo. 

A análise da empresa deve envolver gestores e os colaboradores, pois é uma maneira de engajar a equipe e buscar alternativas para consolidar uma posição de prestígio. 

Para fazer essa análise, utilize a metodologia de Matriz SWOT.

Banner para o ebook

2. Estude a concorrência 

A  humildade é, sem dúvida, um dos elementos primordiais para alcançar o sucesso. Uma boa maneira de colocá-la em prática é reconhecer a possibilidade de aprender com os concorrentes. Uma iniciativa de uma empresa rival, por exemplo, pode ser inspiração para desenvolver um projeto que ajude a fortalecer a imagem institucional. 

Assimilar o comportamento da concorrência também é uma forma de pensar em estratégias que ajudem uma corporação a se diferenciar das demais de maneira positiva. E isso pode contribuir para expandir as vendas em curto prazo. 

3. Defina a essência da organização  

Uma excelente maneira de uma companhia efetivar a visão holística é estabelecendo a missão (objetivo da existência), a visão (forma de ser vista pela sociedade no futuro) e os valores (conceitos que norteiam os serviços) e o relacionamento com os stakeholders).

Com esses fatores definidos com consistência, uma instituição mostra para os empregados e demais segmentos do público-alvo como pretende atuar para ser reconhecida pela postura e a qualidade dos trabalhos realizados. Se isso for assimilado pelos funcionários, maiores são as chances de obter resultados mais expressivos.  

– Leia também: Filosofia empresarial: saiba como definir a da sua empresa

4. Estabeleça a política da sua empresa

É fundamental contar com missão, visão e valores estruturados. Porém eles devem estar inseridos, de maneira plena, na política corporativa. Em outras palavras, as estratégias para aperfeiçoar os serviços, agilizar processos, manter um bom relacionamento com os clientes e melhorar a imagem devem estar alinhados com um bom planejamento.

A política empresarial deve ser criada seguindo os pilares que norteiam a forma de uma companhia atuar no mercado. Assim, são bem maiores as chances de haver um maior engajamento dos stakeholders com as práticas institucionais. Por isso, é crucial ter um direcionamento que contemple diversos grupos, como funcionários, processos, clientes, fornecedores, vendas, entre outros.  

Conte com o Scopi para ter uma visão holística na sua empresa

Em um cenário de intensas mudanças, uma visão holística nas organizações empresariais se torna indispensável para manter o alto nível competitivo. Para isso ser colocado em prática, é recomendado apostar em um software de planejamento estratégico como o Scopi, que permite fazer o diagnóstico do negócio, estabelecer os objetivos estratégicos, administrar indicadores, gerenciar projetos e distribuir tarefas. 

Se está em busca de uma ferramenta para entender melhor a sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar você a superar novos desafios!

– Leia também: Planejamento estratégico: o que é e como fazer [Guia 2024]

Banner para demonstração gratuita do Scopi