Como fazer um planejamento estratégico eficaz? Conheça os principais requisitos!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Para que as empresas desenvolvam suas atividades com excelência, é importante aprender a como criar um planejamento estratégico eficaz. Dessa forma, situações adversas podem ser evitadas, como também melhorias contínuas serem colocadas em prática.

Criar o planejamento estratégico é o primeiro passo para desenvolver um modelo de gestão vencedor. Mas, para isso, é preciso cumprir com requisitos mínimos, dentre os quais, uma boa liderança.

Para que o planejamento funcione, é preciso assegurar que as atividades serão executadas com excelência

Neste artigo vamos mostrar para você como fazer um planejamento estratégico que realmente seja eficaz. Mesmo que o seu negócio já tenha um plano, saiba como otimizá-lo e se destacar no mercado.

Vamos apresentar como tópicos principais:

  • Para que serve o planejamento estratégico?
  • Como fazer o planejamento estratégico na prática?
  • Quais são os requisitos para fazer um planejamento estratégico bom?

Se você ficou interessado, continue a leitura e saiba mais!

Para que serve o planejamento estratégico?

para que serve o planejamento estratégico

Com o futuro incerto no Brasil, aprender a como fazer um planejamento estratégico para a sua empresa é uma necessidade diante do mercado. Em outras palavras, é uma questão de sobrevivência.

Situações adversas podem acontecer a qualquer momento, sejam no âmbito econômico ou político. O contexto brasileiro exige que as empresas tenham um plano B, C e até D.

 A pandemia que atingiu o mundo em 2020 e que se estendeu em 2021 é o maior exemplo de que ameaças podem surgir a qualquer momento. 

Era praticamente impossível prever uma doença tão avassaladora. Porém, quem tinha um planejamento estratégico bem estruturado conseguiu fazer um melhor enfrentamento e resistir às dificuldades.

Além de fazer com que a empresa esteja mais estruturada e em condições de superar as situações inesperadas, o planejamento estratégico faz com que o negócio tenha uma visão de futuro mais clara e, por consequência, ciência do que precisa fazer para chegar onde deseja.

Como fazer o planejamento estratégico na prática?

Ninguém nasce sabendo como fazer o planejamento estratégico, muito menos como colocá-lo em prática com a agilidade necessária. 

Você precisa estudar sobre as ferramentas que ajudam a criar o planejamento ou contratar uma plataforma que tenha estes mecanismos disponíveis, como é o caso do software Scopi.

A análise SWOT, por exemplo, é uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que afetam o dia a dia da empresa.  

Com esta análise em mãos, torna-se muito mais fácil preparar-se para as dificuldades e aproveitar as oportunidades.

Além disso, é importante também investir em outras práticas dentro da empresa, como:

Atenção ao cenário externo

cenário planejamento estratégico

Uma empresa não vive apenas do que acontece dentro dela. O cenário externo é um agente que interfere diretamente nas metas do negócio, como também nas estratégias planejadas.

Se o cenário econômico tende a uma crise mundial, é importante que a empresa saiba como fazer um planejamento estratégico voltado para a área financeira, com possíveis soluções e planos de ação que atravessem essa tempestade. 

Embora o que aconteça dentro de um negócio seja a vitrine da empresa, o contexto externo é o poder de compra dos seus consumidores. Então, é preciso saber como esses clientes estão antes de colocar qualquer produto à mostra para o mercado. 

Missão, visão e valores

Em suma, de nada adianta aprender a como fazer um planejamento estratégico, se os envolvidos na produção não respeitam as missões, visões e valores da empresa. 

Para um bom planejamento, o empresário precisa enfatizar a importância da cultura dentro da empresa. Nenhuma atividade pode ser feita sem propósito, com base em missões e visões pouco trabalhadas.

As empresas são também agentes de opinião, que devem se posicionar principalmente nos dias de hoje. Se elas não possuem as missões, visões e valores, tomar qualquer decisão é muito mais difícil.

Portanto, sempre que for delimitar qualquer atividade para a sua empresa, tenha em mente que os colaboradores precisam ter uma crença em comum, que se aproxima ao que o negócio acredita.

Quais são os requisitos para um bom planejamento?

Embora as ferramentas sejam importantes quando se procura como fazer planejamento estratégico, é importante aprender além do básico. 

Para que o planejamento estratégico seja efetivamente bom, é fundamental contar com a ajuda de pessoas especialistas, além de colaboradores motivados e muitas outras situações.

Por isso, veja o que é necessário para fazer um bom planejamento estratégico para a sua empresa:

1. Líder engajado

liderança planejamento estratégico

Um bom planejamento começa pelo líder, pelo seu nível de engajamento e pelo poder de mobilização que exerce sobre seus comandados. 

Desde a construção, passando pelo acompanhamento, a participação ativa do líder é indispensável para o sucesso do planejamento.

Aliás, nas pequenas empresas é normal o próprio dono assumir a coordenação no planejamento estratégico, enquanto nas empresas maiores são criados departamentos com a responsabilidade sobre a gestão do planejamento, tamanha é a relevância do tema.

Um dos entraves é a falta de disponibilidade do líder para questões mais estratégicas, o que ocorre principalmente nas empresas de pequeno porte. 

Nestes locais, os gestores e empresários estão muito focados na operação do dia a dia, sem tempo para pensar no dia de amanhã, nem tão pouco avaliar o hoje e o ontem, o que acaba travando o processo de melhoria e inovação. 

O líder precisa ter a visão do todo e apostar no longo prazo.

2. Método adequado

Os métodos são as ferramentas e formas utilizadas para construir e gerenciar o planejamento estratégico. Há métodos já consolidados no mercado, que funcionam muito bem, independentemente do segmento e do tamanho da organização.

Dentre as ferramentas encontramos o SWOT, BSC, gestão de indicadores e projetos, PDCA, além de outros. Muitas organizações ainda não se deram conta que usar metodologias aumentam a produtividade da equipe e geram ganhos de qualidade.

Muitos ainda preferem fazer tudo por tentativa, o que gera desperdício e coloca em risco os resultados. As reuniões mensais de avaliação com a presença do líder são indispensáveis, além da própria prática de como fazer o planejamento estratégico.

Os métodos estão aí e o conhecimento técnico também. Com as oportunidades que a transformação digital proporciona, o conhecimento está ao alcance de todos, a qualquer momento, e há ainda a possibilidade de buscar ajuda junto a consultores especializados.

3. Equipe integrada

Nenhum bom planejamento estratégico terá sucesso se não contar com a participação de uma equipe formada pelos colaboradores de várias áreas. 

A necessidade da integração entre gestores e colaboradores se dá desde os primeiros passos do processo de elaboração do planejamento estratégico.

Ou seja, a equipe precisa se sentir integrada de fato, ajudando a elaborar desde a filosofia da empresa até o acompanhamento dos projetos. 

Cada membro deve saber do seu papel e da importância que o planejamento tem para a empresa e para todos os colaboradores. Todos precisam se sentir donos do planejamento.

Por fim, o líder é o principal protagonista nessa integração. É ele quem vai colocar todos dentro do processo, mantendo-os motivados e cientes das tarefas e metas que devem ser alcançadas.

Além disso, uma boa comunicação e o auxílio de um software de planejamento estratégico como o Scopi, ajuda a centralizar todas as informações e compartilhar com a equipe envolvida, possibilitando o acompanhamento em tempo real do andamento das ações planejadas.

equipe para planejamento estratégico

Como o Scopi pode ajudar no planejamento estratégico?

Líderes engajados, equipe integrada, ferramentas de gestão. Esses três e outros requisitos são essenciais na hora de aprender a como fazer um planejamento estratégico bom, de excelência. 

Mas, embora essas práticas ajudem na construção de um plano de gestão, é importante que exista também um sistema que ajude a monitorar todos os serviços.

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as tarefas, metas e objetivos de sua empresa.

Com o nosso sistema você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis.

Aproveite para conhecer mais sobre o software do Scopi e tenha um planejamento estratégico de sucesso nas suas mãos!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *