Não era reunião, era… CILADA!

 

Era uma vez…Três equipes que se reuniram para discutir o futuro da empresa. Nada ficou decidido. Não houve debate. Não houve troca de ideias. Não chegaram a uma conclusão, juntos. Na verdade, a reunião era para dar um aviso… Sobre algo que alguém determinou… Levou 30 minutos de trabalho e foi NADA produtiva!

 

Gestão estratégica: Você faz uma reunião ou dá uma palestra?

Se você não sabe a diferença, a gente explica! Na reunião, todos falam e participam. Tomam decisões em conjunto. Na palestra, só você fala. Se você convoca “uma reunião” para comunicar algo que foi decidido e ninguém opina sobre, você não está fazendo uma reunião: é uma palestra!  

A palestra não é um momento de troca. A reunião, sim, é. Dê voz ao seu time, ok?

A reunião é um momento que precisa ser colaborativo. Caso contrário, sua equipe não vai engajar.  O engajamento só surge quando as pessoas se sentem parte ativa do Planificación estratégica. Sua equipe precisa sentir que está construindo algo maior, trabalhando por um propósito. Isso, sim, tem um grande potencial de fazer todos trabalharem em sintonia e em busca de melhores resultados.

A reunião é um momento sagrado!  

Se você já deu uma palestra ao invés de fazer uma reunião, tudo bem, acontece. Mas não repita este mesmo erro na sua empresa novamente. O tempo é curto! Portanto, entenda que uma reunião deve ser objetiva: ela é um momento de olhar para o passado e para o presente para poder visualizar o futuro!

O que fazer na reunião?

Na reunião, devemos prospectar o futuro para saber se vamos atingir as metas estipuladas. Conte com o auxílio do Scopi para se certificar de que este momento será produtivo ao máximo! Como?

  • Registrando o resultado da reunião dentro do Scopi, assim mais pessoas poderão acompanhar;
  • Mostrando e comentando os gráficos de indicadores que o sistema fornece, assim todos estarão cientes dos resultados;

Se, por acaso, você perceber que elas não serão atingidas, reveja as ações.

A reunião é um momento propício para isso. Com a participação ativa de todos, tudo vai ser melhor solucionado e ajustado, já que com diferentes visões sobre um mesmo problema, podemos chegar em melhores conclusões.  

E, depois de rever e identificar pontos a serem melhor trabalhados, foque no FCA: o Fato > Causa > Ação. Exemplo:

Fato: Estou com um alto turnover na minha equipe.

Causa: Falta de monitoramento do clima organizacional.

Ação: fazer pesquisa de clima organizacional, melhorar a política de bonificação, benefícios e traçar um plano de ação contínuo para o RH.

Além disso, precisamos monitorar se a ação deu certo. Se deu, pode virar um processo fixo na empresa. Se não deu, temos que tentar novamente. O importante é documentar e não repetir os mesmos erros.

Precisamos que nossas experimentações fiquem registradas para construir aprendizados!

Sem reunião não há planejamento estratégico

Se o Planejamento Estratégico fosse uma religião, a reunião seria seu culto. Ela é o momento de renovar a fé naquilo que foi planejado.  

Se você tem uma religião e não faz a oração, você perde a fé!

Reunião que poderia ter sido um e-mail: Como o Scopi ajuda a fugir delas?

Se você sempre pensa “Como eu poderia fugir dessas reuniões furadas?”, o Scopi é a resposta. Nosso sistema é o parceiro perfeito para ter conversas objetivas, claras e resolutivas, com 100% do foco no que interessa para a sua empresa.

Quer saber como estão as entregas da equipe? O Scopi tem os dados necessários para a sua reunião.

E vários outros, como gestão de processos, por exemplo.  

Você quer saber como estão os indicadores financeiros da empresa? É claro que no Scopi você terá todos os dados que precisa.

Além disso, acompanhe a execução das tarefas, os indicadores, compare os objetivos e a metas. Verifique um a um dos processos e o andamento deles. Visualize dados de onde você estava, em quais pontos melhorou y quais ainda precisam ser melhorados no futuro.

O Scopi nos ajuda a olhar para o passado, para o presente e como os dados do sistema fazem o futuro ser mais claro.

Para saber mais sobre o Scopi, acesse nosso site. Aprenda tudo sobre como melhorar o Planejamento Estratégico de sua empresa com os conteúdos que produzimos semanalmente, acessando nosso blog.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *