Absenteísmo no ambiente de trabalho

Conheça os impactos do absenteísmo no ambiente de trabalho

A ausência contínua de um colaborador indica que algo não está indo tão bem quanto deveria. Um problema pessoal, financeiro, de saúde ou até mesmo a falta de motivação são razões para faltas e oportunizam os impactos do absenteísmo que frequentemente são percebidos no ambiente de trabalho.

Durante o ano é normal que o trabalhador não compareça uma vez ou outra. No entanto, é importante fazer o controle de ausências para analisar se o índice de faltas está dentro do aceitável e detectar a causa do problema.

Neste artigo oferecido pelo Tangerino você vai conhecer os impactos do absenteísmo nas empresas e também descobrirá como a tecnologia ajuda nesse controle. Ficou interessado? Então, vamos lá! 

Para compreender: o que é absenteísmo?

O absenteísmo é um termo que indica a falta de regularidade no trabalho por faltas e atrasos justificados ou não. Ele é entendido como uma forma de fuga do colaborador quando algo não está bem. Então, a solução que o funcionário encontra para lidar com a dificuldade é faltar ao trabalho. 

Nesse caso, as obrigações deixam de serem cumpridas, os prazos são extrapolados e, quando uma medida não é executada, a qualidade do serviço prestado cai, podendo comprometer o faturamento da empresa. 

Apesar dos impactos do absenteísmo, existe um índice aceitável, ou seja, há um limiar que não é capaz de causar consequências negativas nos resultados. É interessante fazer o cálculo desse indicador para descobrir se realmente existe um problema no ambiente de trabalho ou se é uma situação pontual. 

Veja como fazer o cálculo do índice de absenteísmo em percentual

cálculo de absenteísmo no trabalho

Para entender melhor, vamos apresentar uma situação hipotética: uma equipe de 20 colaboradores trabalha 8 horas por dia, 20 dias no mês, totalizando 3.200 horas/mês. Agora, vamos supor que os atrasos, faltas e saídas antecipadas dos colaboradores totalizam 62 horas. Aplicando na fórmula, teremos o seguinte resultado:

resultado do cálculo de absenteísmo no trabalho

Geralmente, o índice de absenteísmo aceitável fica em torno de 3 a 4% mensal. Como não existe um percentual definido, o ideal é que esse número seja o mais baixo possível, o que representa equipes de trabalho mais presentes. 

Então, voltando ao nosso caso hipotético, a taxa está dentro do esperado. Mas, se depois de fazer o cálculo você constatar que esse número na sua empresa está muito elevado, é hora de investigar se não há algum contratempo por trás de tantas faltas, como por exemplo a desmotivação.

Agora, conheça os principais impactos do absenteísmo no trabalho.

1. Baixa produtividade

Como você deve imaginar, a queda na produtividade está entre os principais efeitos do absenteísmo. Afinal, um colaborador que falta várias vezes em um determinado período não tem condições de produzir na mesma proporção que alguém presente todos os dias. 

Fique de olho, pois esse fator pode repercutir no rendimento geral da sua organização, afetando inclusive as ações do planejamento estratégico.

2. Falta de motivação

A falta de motivação também pode elevar o absenteísmo no trabalho. Isso porque quando os colaboradores estão desmotivados, as faltas e atrasos ocorrem com mais frequência

Ao observar que a jornada de trabalho não está sendo cumprida corretamente, converse com os funcionários e veja se não é por um motivo pessoal, por exemplo, a necessidade de resolver um problema em horário comercial, ou se é uma questão de clima organizacional.

3. Sobrecarga de trabalho a outros colaboradores

Entre os impactos do absenteísmo, há grandes chances de um aumento na carga de trabalho da equipe. Se um colaborador não comparece ou chega mais tarde no trabalho, as suas demandas precisam ser assumidas por outras pessoas, certo?

Com isso, o time acaba sofrendo uma sobrecarga e o ambiente pode se tornar um local tenso e estressante

Homem sobrecarregado no trabalho

4. Aumento das despesas com horas extras

Você sabia que o absenteísmo também repercute na quantidade de horas extras executadas na sua empresa? 

Se para cumprir os prazos e demandas em aberto devido à falta de um membro da equipe, os demais precisam trabalhar mais horas, consequentemente os gastos com horas extras também vão aumentar. 

Então, para não sentir o peso das ausência diretamente no caixa da empresa, o ideal é monitorar a repetição das faltas e criar estratégias para não prejudicar na produtividade. 

5. Perda dos prazos das entregas

Perder os prazos de conclusão de um produto ou serviço talvez seja o impacto do absenteísmo mais temido. Deixar o cliente esperando é uma situação muito desagradável que, além disso, também pode arruinar a reputação da empresa.

Ter o controle das tarefas é essencial para deixar os clientes satisfeitos e alcançar resultados positivos. Mas, lembre-se que gerenciar as faltas no trabalho também é um processo importante. 

Para isso, o ponto digital é uma possibilidade de otimizar a rotina dos gestores que precisam acompanhar a frequência e saber quais atividades estão sendo executadas. 

A importância da tecnologia no controle do absenteísmo 

A ausência repetitiva de um colaborador durante o expediente de trabalho pode trazer consequências graves, já que com o absenteísmo a empresa deixa de produzir na quantidade planejada. Como efeito, o faturamento e a lucratividade também são impactados. 

A tecnologia é um importante aliado para monitorar e controlar o absenteísmo. Veja como ela pode contribuir!

Controle de ponto digital

Uma medida bastante eficiente para reduzir os impactos do absenteísmo é o controle de ponto digital. A solução aponta o total de horas trabalhadas por cada colaborador e, dessa forma, é possível mensurar a produtividade por meio da comparação entre o tempo x atividades realizadas.

Controle de ponto digital pelo app Tangerino

Check in de atividades

Escolher um aplicativo de controle de ponto com essa funcionalidade permite que o colaborador faça o check in em cada atividade executada ao longo do dia. Dessa maneira, o responsável pode averiguar quando um colaborador iniciou e concluiu uma determinada tarefa e se mantém informado da produtividade da equipe.

Toda empresa deve manter o controle das faltas e atrasos dos funcionários para não sofrer com os impactos do absenteísmo e atingir os objetivos traçados. Não deixe que essa barreira afete a produtividade da equipe e impeça o crescimento do seu negócio! 

Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores batam ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet. Ficou interessado? Saiba tudo sobre controle de ponto com o Tangerino!