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Proposta de valor: o que a sua marca está entregando ao mercado

17 de julho de 2019 / Por

a proposta de valor da marca nike

Foi-se o tempo em que as marcas podiam nos tratar como apenas mais um. Um número, uma possibilidade de fechar negócio, uma porcentagem a mais na rentabilidade da empresa. Hoje, mais do que nunca, a forma que consumimos está diretamente relacionada com a proposta de valor percebido.

Afinal, o que é proposta de valor? O que implica contar com uma e por que é tão importante para a estratégia da organização e o relacionamento com os consumidores?

Mas se você também se questiona sobre tais pontos, este artigo pode ajudá-lo! 

Você lerá sobre:

  • O que a sua marca oferece para o mercado;
  • Os benefícios de uma proposta de valor;
  • Como a tecnologia pode ajudá-lo com a proposta de valor.

Porém, a ideia aqui não é causar nenhum tipo de ansiedade. Mas reforçamos: esse é um tema que demanda certa urgência por parte da equipe de planejamento estratégico da sua organização. 

Isto é, se você ainda não acredita no potencial de uma proposta de valor bem estabelecida, é bem provável que seus negócios estejam correndo alguns riscos. Continue a leitura para entender os motivos! 

O que sua marca está oferecendo para o mercado?

Será que o que você entrega enquanto empresa tem valor significativo para seus clientes? Esta é a pergunta decisiva que uma proposta de valor responde.

Conceito de marketing e etapa fundamental do Canvas Modelo de Negócio, a proposta de valor trata-se de uma espécie de promessa que você faz ao seu consumidor. É como falar: esqueça os concorrentes, minha marca é muito mais vantajosa para você em vários aspectos! 

anúncio da marca harley davidson mostra menino se tatuando
Anúncio da Harley-Davidson brinca com o perfil de seus consumidores. Eles que, inclusive tatuam o logo da marca, tamanha a identificação com sua proposta de valor.

Em resumo, é um diferencial importante de mercado que se conecta com a essência da marca. Mas, principalmente, como ela deve estar orientada ao cliente, com todas as estratégias voltadas a um pensamento customer centric.

O grande propósito da proposta de valor é apresentar ao cliente uma ideia objetiva, enxuta e transparente de como sua solução pode ser relevante para ele!

Benefícios da proposta de valor

 A proposta de valor aborda questões e soluções como:

  • As vantagens do cliente ao consumir a sua marca em vez das concorrentes;
  • As dores específicas que a marca consegue sanar;
  • Os diferenciais que pode oferecer;
  • A personalização da oferta com base em expectativas e necessidades únicas;
  • O engajamento fiel com o público-alvo.

De fato, ela não deixa de ser uma ferramenta estratégica simples. Ainda assim, precisa ser muito bem executada para entregar resultados eficientes.

A Uber é um bom exemplo a ser seguido nesse sentido. Conta com uma proposta de valor clara: oferecer aos usuários do aplicativo a possibilidade de se deslocar de um ponto a outro com conforto, segurança, e agilidade na solicitação do serviço e do pagamento.

Pense em outros nomes que são referência quando o assunto é muita transparência e zero burocracia. Certamente, você lembrou de empresas como Airbnb, Nubank, Instagram, Netflix e Spotify.

Pois elas podem até atuar em segmentos bem variados, contudo, não há dúvidas de que todas possuem propostas de valor que enriquecem a experiência de consumo. Sobretudo, eliminando barreiras, desburocratizando processos e oferecendo soluções especialmente voltadas às preferências do cliente.

Não à toa, são marcas líderes de mercado e especializadas em gerar atendimentos diferenciados, facilitados e segmentados – mesmo em meio a tanta competitividade!

Sua proposta de valor já está no Scopi?

Talvez, você possa estar imaginando que a proposta de valor seja algo relacionado apenas às empresas de grande porte, aquelas já bem estabelecidas no mercado.

Mas, está equivocado: o conceito pode (e deve!) ser aplicado em organizações de qualquer tamanho, tempo de mercado ou área de atuação. Lembre-se: seja qual for o seu público-alvo, ele precisa entender de que maneiras a sua marca é importante e por quais motivos! 

Aliás, o mais legal é que um bom software especializado em planejamento estratégico pode ajudá-lo nesta missão. O Scopi, por exemplo, possui a ferramenta Canvas de Modelo de Negócio dentro do software e nele você pode registrar sua proposta de valor.

preenchimento do canvas de modelo de negócio dentro do software scopi

Com a ferramenta, você desenha sua proposta de valor junto aos outros campos do Canvas. Depois, é só disponibilizar para todos os colabodores de forma prática e on-line.

Por fim, se podemos oferecer um conselho, diríamos para que você não perca mais tempo. Mais do que benéfica às empresas, a definição de uma boa proposta de valor oferece inúmeras vantagens aos consumidores.

Afinal, se você pensar que a transformação digital os tornou a peça central de todo e qualquer negócio, já passou da hora de apresentar a eles o que ganham ao consumirem a sua marca.