Artigos

Entenda o papel da tecnologia na gestão de pessoas

2 de setembro de 2019 / Por

tecnologia na gestão de pessoas

O uso da tecnologia na gestão de pessoas está melhorando a rotina de trabalho dos profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Afinal, acompanhar o progresso é uma condição inevitável para modernizar as práticas empresariais e reduzir os custos de operação. 

Muitas das mudanças vivenciadas em inúmeros negócios acontecem graças a automação de processos que até então eram feitos manualmente, como o controle de ponto

A partir da implementação de softwares e ferramentas, o trabalho da equipe começa a ser otimizado e os profissionais ganham tempo para focar em outras estratégias.

Quer saber como as novas tecnologias contribuem na área de gestão de pessoas? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Porque implementar ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas

Se você é da área de gestão de pessoas, possivelmente já ouviu o termo “RH estratégico”, certo? 

Essa expressão é muito utilizada para designar a mudança do setor que antes era totalmente operacional e agora usa a tecnologia para captar dados reais que vão embasar as tomadas de decisão.

Com a implementação dos softwares de gestão o RH passa a atuar com mais eficiência e assertividade. Hoje, é possível fazer o controle da jornada de trabalho, gestão de benefícios e folha de pagamento de forma automatizada. Afinal, é cada vez mais comum o uso de softwares para captar informações importantes para a empresa e suas estratégias.

Um sistema de ponto digital, por exemplo, pode fornecer relatórios preciosos para os gestores. Eles vão além do horário que as pessoas entram e saem da empresa diariamente. 

Os números registrados na plataforma também são uma forma de medir a produtividade. É possível calcular o índice de absenteísmo e controlar a execução de horas extras. Assim, ao analisar os dados é possível identificar o surgimento de um problema e tomar as medidas necessárias para resolvê-lo.

Agora, veja quais são as principais atividades que a tecnologia na gestão de pessoas favorece! 

Gestão de tarefas online

Organizar as atividades do negócio em uma plataforma online deixa o processo muito mais prático. 

dois profissionais organizando seus projetos pelo celular

Além de autorizar o acesso a vários usuários, um bom software informa o status das ações que estão sendo desenvolvidas. Logo, é possível acompanhar os projetos e tarefas em tempo real. 

Controle de ponto digital

O controle de ponto pela internet é uma solução moderna para substituir o relógio manual. Entre as principais vantagens, ele evita fraudes, diminui falhas e simplifica a conferência do banco de horas.

O registro de ponto online é regulamentado pela portaria 373 do Ministério do Trabalho, ou seja, é um serviço legal. Quando a solução oferece automação do controle de ponto dos funcionários, o próprio sistema calcula o banco de horas e cria o revezamento das escalas de trabalho. 

Jornada de equipes externas

Empresas que possuem colaboradores externos ou em home office muitas vezes não sabem como acompanhar a jornada de trabalho. Com controle de ponto online é possível saber a localização da equipe e certificar que o expediente está sendo cumprido.

Nele, os funcionários registram os horários de entrada e saída pelo aplicativo. Com o recurso de geolocalização do próprio celular, a empresa identifica o lugar em que o colaborador está.

Na gestão de equipes externas esse recurso favorece a mobilidade corporativa, pois permite o registro de ponto de qualquer lugar e mostra a rota realizada pelo colaborador. 

profissional em jornada de trabalho externa

Planejamento estratégico

A tecnologia é uma ótima parceira para o planejamento estratégico. Todas as etapas de um projeto ー desde a concepção das ideias, análise de cenário e acompanhamento das metas ー, podem ser integradas em um software e proporcionar grandes resultados.

Os gestores que optam por uma plataforma de planejamento conseguem determinar os objetivos e definir o sentido das ações por meio de ferramentas como o Canvas e Matriz SWOT, o que viabiliza uma perspectiva mais clara e favorece a produtividade.

Você deve ter percebido como o uso da tecnologia na gestão de pessoas agiliza os processos e oferece os dados fundamentais para tomadas de decisão mais pertinentes. Assim, fica mais simples traçar as estratégias que levarão ao sucesso da empresa. 

Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH em uma área realmente estratégica.