Vantagens dos SaaS para indústrias

Conheça as vantagens dos softwares SaaS para indústrias

O mundo está em constante transformação, isso é fato! A forma como obtemos informações mudou, nossos hábitos mudaram, nossa forma de consumir… E claro, isso não seria diferente com o modo como as indústrias operam. A transformação digital trouxe inovações como os softwares SaaS, que foram criados com a proposta de otimizar diversos processos, inclusive nas indústrias. 

De forma prática e totalmente na nuvem, esse novo modelo de comercialização de softwares trouxe muitos benefícios para indústrias que estão abertas às mudanças. Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais vantagens de um Saas para indústrias. Continue a leitura para saber mais! 

Mas o que é um SaaS?

Em resumo, a palavra SaaS é uma abreviação de Software as a Service, que em tradução literal do inglês significa software como um serviço. Nesta nova forma de comercialização, as indústrias compram o software de uma empresa, que oferece a solução completa através de um provedor na nuvem. 

Além disso, toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do software fica por parte da empresa provedora. Desde hardware, middleware, aplicação, segurança de dados, entre outros, tudo isso é feito pela empresa que fornecedora. 

equipe trabalhando com software saas

Ou seja, a implantação do software se torna muito mais prática, possibilitando que as indústrias consigam colocá-lo em funcionamento de forma rápida e com um custo baixo, já que não há a necessidade de investimento com infraestrutura. 

Grande parte das soluções são contratadas de forma mensal ou anual, o que facilita também o cancelamento da contratação caso o software não atenda mais às necessidades industriais. 

Por fim, é como se sua indústria estivesse “alugando” o software por um valor mensal, onde toda a infraestrutura necessária está inclusa no aluguel de forma acessível. 

O software de Scopi, por exemplo, é um SaaS de planejamento estratégico, que reúne em um só lugar tudo que é necessário para criar, executar e acompanhar o planejamento estratégico de uma indústria. 

→ Conheça todas as funcionalidades do Scopi clicando aqui. 

Vantagens de um SaaS para indústrias

Sem dúvida você já deve ter percebido o quão valioso é um SaaS para indústrias ao entender como ele funciona. Mas acredite, os benefícios são muitos. Confira! 

1. Automação de processos

Em sua grande maioria, os softwares oferecem soluções de automação de processos que eram feitos de forma manual. Existem softwares de contabilidade, rh, produto, planejamento estratégico, educação, enfim, uma vasta gama de opções. 

Ou seja, ao contratar um SaaS você está trazendo para a indústria uma tecnologia que irá facilitar os processos internos da operação e refletir diretamente em aspectos como produtividade, organização e assertividade. 

2. Redução de custos

Com a contratação de um SaaS, sua indústria reduz os custos em softwares onde antes era preciso fazer um investimento pesado para ter a infraestrutura necessária para trabalhar. Além disso, por ser um formato de comercialização periódico, não será preciso ter altos custos com licenças de produtos. 

Por outro lado, se você considera o aumento de produtividade uma forma de diminuição de custos, vale ressaltar que a implantação de um SaaS também trará esse ganho financeiro. 

3. Facilidade de integração

Atualmente, as empresas de SaaS oferecem integrações com diversas outras soluções do segmento. Isso significa que, sua indústria pode fazer a integração de diversos softwares utilizados dentro da empresa, inclusive em setores diferentes

Estas integrações garantem um controle maior da operação, principalmente por parte de gestores, que podem acompanhar o andamento de projetos através de relatórios em tempo real nos softwares utilizados. 

4. Maior produtividade

Como já citamos anteriormente, os SaaS para indústrias automatizam processos que antes eram manuais. Essa automação tem um impacto muito positivo na produtividade industrial, pois traz mais controle e organização das ações, reduzindo possíveis erros. 

Só pra exemplificar, pense em um diretor de uma grande indústria que precisa acompanhar os indicadores de desempenho todos os dias. Com soluções como o Scopi, por exemplo, ele pode cadastrar todos os principais KPIs utilizados e acompanhar tudo em tempo real. 

Imagine o tempo perdido se ele tivesse que fazem tudo isso de forma manual utilizando planilhas… Complicado, não é mesmo?

5. Geração de dados

Por fim, mas não menos importante, os SaaS para indústrias trazem uma grande vantagem em tempos de mercado cada dia mais complexos e competitivos: dados!

É provável que você já tenha escutado falar sobre a importância de ter uma cultura data driven nas empresas. Hoje, os dados são valiosíssimos e podem trazer informações cruciais sobre sua operação

Imagine que sua indústria utilize SaaS para setores como marketing, vendas, produto e estoque. Sendo que cada uma delas gera relatórios diários sobre os principais processos de cada setor. Ao final do dia, registra-se uma imensa quantidade de informações que podem identificar se há problemas ou oportunidades que irão afetar o crescimento do negócio

Há 20 anos atrás, você imaginaria ter tantas informações sobre o seu negócio? Acreditamos que não! Mas agora que elas estão à sua disposição, aproveite para tirar o máximo delas e antecipar-se às oportunidades que o mercado traz para sua indústria!

Bônus: segurança das informações

Indústrias que investem em softwares SaaS podem contar com a tranquilidade de ter todos os seus dados armazenados na nuvem, de forma segura e organizada. Dessa forma, você não vai mais se preocupar com a perda ou o armazenamento de documentos e informações importantes. 

Além disso, servidores internos demandam de grandes investimentos em infra-estrutura e equipe especializada. Quando você contrata um software, esses serviços já estão inclusos no seu pagamento. 

Com o Scopi, por exemplo, você mantém dentro do software todo o histórico do planejamento estratégico da sua indústria na nuvem, podendo ter acesso a qualquer momento. 

Certamente você já deve estar convencido sobre as vantagens de um software SaaS para indústrias. Capaz de impactar positivamente diversos setores dentro de uma empresa, essa nova forma de comercialização de soluções práticas e totalmente na nuvem veio para impulsionar as transformações necessárias para os próximos anos